Economia e investimentos em fevereiro de 2019 -Semana 2

|
Compartilhe o post:

O dólar comercial teve baixa de 0,1% na semana cotado a R$ 3,72.

Sem notícias negativas, as bolsas no exterior também seguiram em alta. O S&P 500 subiu 2,5% na semana e o MSCI World, 2,3%.

Aqui, o Ibovespa também subiu 2,3%, a 97.525 pontos

Destaques positivos da semana.

A divulgação da idade mínima e tempo de transição e, segundo declaração do secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, o texto final da reforma da previdência deve ser apresentado ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira, 20.

Para o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, a expectativa é que o projeto de reforma da previdência possa ser votado até o mês de junho.

Pesquisa do BTG indica que a reforma da Previdência tem apoio de 82% da Câmara e 89% do Senado.

Lá fora, as negociações comerciais entre Estados Unidos e China seguem esta semana em Washington e ambos os lados afirmam que houve progresso na conversa desta semana em Pequim. E a casa Branca se manteve firme com o prazo de 1 de março para alcançar um acordo ou elevar tarifas sobre alguns produtos chineses. Pode ser que o prazo seja prorrogado

Problemas à vista

Preocupação com a crise no governo do novo presidente por causa da situação envolvendo o titular da Secretaria Geral da presidência, Gustavo Bibiano por suposto envolvimento com laranjas durante a campanha eleitoral e ataque do filho Carlos Bolsonaro(02) por Twitter. A falta de habilidade de Jair Bolsonaro em lidar com as crises está alimentando temores de que o trâmite na reforma da previdência social pode ser turbulenta. No entanto, líderes do governo acreditam que a crise política será superada assim que o governo enviar a reforma da Previdência e o pacote de Lei Anticrimes de Sérgio Moro.

As ações do setor educacional como Kroton e Estácio caíram, a desvalorização explicada pela decisão do ministro da Educação Ricardo Rodrigues de assinar acordo com o ministro da justiça Sérgio moro para investigar indícios de corrupção na sua pasta.

Na Casa Branca, Trump fez um discurso sobre segurança na fronteira com o México citando uma invasão ao território do país com drogas e tráfico de pessoas para justificar a declaração de emergência para conseguir os recursos para construir um muro para conter o que chama de crise migratória. O muro é uma das mais antigas promessas de campanha de Trump mas a sua rela realização foi frequentemente barrada pelo legislativo. Os democratas  disseram que isso é um abuso de poder de um presidente decepcionado e que está indo além dos limites das leis para tentar o que ele não conseguiu atingir por meio do processo legislativo. E que o Congresso não pode deixar que o presidente rasgue a Constituição.

Em evento sobre o Brexit em Dublin, o ministro das relações exteriores da Irlanda Simon Convey disse que se houver um pedido de prorrogação do art. 50 vindo de Londres e houver um plano a ser seguido em termos de uma estratégia para tentar concluir as discussões haverá uma resposta bastante generosa. O limite natural para esse pedido seria o fim de junho.

A economia do Reino Unido, cresceu apenas 0,2% no último trimestre de 2018. As empresas estão aguardando o desfecho do Brexit para tomar decisões sobre investimentos.

A União Europeia registrou um superávit comercial recorde com os Estados Unidos em 2018 fator que pode pesar nas negociações bilaterais. A agência de estatísticas Eurostat informou que as exportações do bloco aos Estados Unidos cresceram 8% no ano passado em relação a 2017 enquanto as importações avançaram apenas 3,9% no período.

O iBC-Br apresentou crescimento da economia de apenas 1,25% em 2018. O PIB sai no final de fevereiro.

Mercado baixa expectativa de crescimento  De 2,50% para 2,48%

Fontes: Valor, O Globo, Exame, The Economist, Bloomberg

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *