Ibovespa se aproxima da marca histórica e os destaques do dia 11/03

Compartilhe o post:

BRASIL

No primeiro pregão da semana o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operou em alta, atingindo os 98.026 pontos, valorização de 2,79%, ficando a apenas 600 pontos da máxima histórica. Os investidores voltaram às compras mais otimistas com o andamento das reformas, após entrevista do Paulo Guedes no fim de semana, a afirmação de Rodrigo Maia de instalar a CCJ esta semana e a melhora do humor no mercado externo.

Entre muitas ações com ganhos neste primeiro pregão, os destaques são AZUL4, avançando 6,45%, CSNA3, 5,81%,  PETR4 5,66% e ELET6, 5,52%.

Negativamente tivemos GOLLl4, reduzindo para R$26,35, em 2,59%, e EQTL3, caindo 1,33%.

No âmbito comercial, o Brasil fechou acordo com os EUA para a base de lançamentos de foguetes e satélites. A base fica no Maranhão. O acordo permite que os EUA usem a base para programas espaciais, em troca, o Brasil será remunerado pelo uso da mesma. O Governo Brasileiro chegou a requerer ter acesso a toda tecnologia usada pelos americanos, mas não teve êxito.

Conforme falado no resumo de ontem, o presidente Jair Bolsonaro estará em reunião com Donald Trump, na próxima semana, nos Estados Unidos.

Após a queda do avião da Ethiopian Airlines, na Etiópia, matando 157 pessoas, cuja aeronave era um Boeing 737-Max, modelo considerado novo e moderno, a Gol suspendeu as operações com o modelo. A empresa possui 7 destes aviões, em um total de 121 aeronaves.

Já por outro lado, a Azul, que usa modelos Airbus e Embraer, assinou acordo de U$105 Milhões para adquirir ativos da Avianca, que passa por maus momentos.

Hoje o IBGE divulgará o IPCA, a expectativa do mercado é que o resultado seja de 0,20%, valor abaixo do último divulgado, 0,32%

EUA

Nos Estados Unidos, o índice S&P 500 voltou a trabalhar no azul e com fôlego, subindo 1,47%, após 5 dias consecutivos de fechamento negativo. O Nasdaq avançou 2,02%, atingindo 7.558 pontos. Os avanços na bolsa norte americana se deram principalmente no setor tecnológico.

Os ouvidos se inclinaram para o discurso do Presidente do Banco Central Americano (FED), Jerome Powell, onde não surpreendeu em dizer que não mudará os juros, visto a situação econômica mundial, nem mesmo teme a uma repressão de Donald Trump.

A USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou relatório, onde revelou que a China comprou mais de 926 mil toneladas de soja americana. O ato de a China comprar este alto volume de soja em apenas um dia, faz-nos retomar os pensamentos para o início da guerra comercial, onde a China de fato prometeu aos EUA diminuir a compra de soja de outros mercados e aumentar a compra da soja americana, o que está se dando até aqui. Pois não somente ontem, mas também na sexta-feira a China comprou 664 mil toneladas de soja.

EUROPA

No primeiro pregão da semana, o EuroStoxx50 performou  positivamente em 0,63%, a 3.304 pontos, após três pregões consecutivos negativos, com todas as incertezas que rodeiam o Brexit. O MSCI WORLD, performou negativamente em 0,50%.

Hoje é o dia que começará a votação parlamentar para a saída do Reino Unido da União Europeia. A primeira-ministra britânica Theresa May, afirma que conseguiu um acordo com base legislativa para atrair mais votos de parlamentares. May foi à França para encontrar com o Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, e estudar modificações na atual proposta de acordo.

O que já não se pode afirmar é se o acordo não for aprovado, May conseguirá manter a data do Brexit em 29 de março, isto é, daqui a 16 dias, visto a pressão sofrida, não somente da oposição, mas também dentro de seu próprio partido, pois muitos parlamentares não concordam com um Brexit desordenado, ou seja, sem acordo.

Hoje sai o PIB mensal da Grã Bretanha, juntamente com a expectativa da Inflação.

Dólar R$ 3,84 -0,73%
DI  Fut Jan/25 8,66% -14 pbs
Ibovespa 98.026 pts +2,79%
S&P500 2.783 pts +1,47%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, G1

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser
interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro,
investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado
à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e
clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua
reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o
prévio consentimento expresso da Órama.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *