Acordo para o Brexit rejeitado e os destaques do dia 12/03

Compartilhe o post:

BRASIL

Com dificuldades para romper a resistência de 98.000 pontos, o Ibovespa, fechou o último pregão com queda de 0,20%, voltando para 97.828 pontos. O dólar fechou o dia com queda de 0,66%, recuando a R$3,817.

A queda do dólar em relação ao real pode ser explicada pela sinalização do Fed de manter a taxa básica de juros nos EUA e, principalmente, pela articulação do governo no Congresso para garantir o avanço das reformas. Houve também alguma realização de lucro.

As principais movimentações na bolsa se deram para MRFG3 (Marfrig) subindo 6,39% e SBSP3 (Sabesp), com performance positiva de 4,38%. A companhia de Saneamento Básico de São Paulo, subiu mais de 10% em dois dias.

Com a queda do dólar, a empresa de papel e celulose, SUZB3 (Suzano), caiu 2,39% no último pregão, perdendo 10% do seu valor em apenas 7 dias.

Na cenário macroeconômico, o governo enfrenta muitos obstáculos para passar a reforma da Previdência. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia afirmou que o Presidente Jair Bolsonaro precisa assumir as articulações da reforma no Congresso. Para Maia, é de extrema importância que Bolsonaro esteja no comando do projeto, para que haja mais facilidade na votação para aprovação da mesma.

EUA

Sem muitas novidades, as bolsas americanas tiveram comportamento misto. O S&P500 teve alta de 0,30% e o Dow Jones caiu 0,38%, com cenário externo convergindo para resoluções comerciais. O CRB Commodity subiu 0,45%, chegando aos 181,31 pontos.

Os EUA mantêm as ameaças tarifárias chinesas como forma de garantir que a China cumpra com o acordo comercial, que pode ser finalizado em algumas semanas.

O governo dos EUA, retirou todos os funcionários da embaixada americana na Venezuela. De acordo com o Secretário de Estado, Mike Pompeo, a permanência dos funcionários no país sul-americano é um constrangimento para a política norte americana.

EUROPA

Na Europa, o dia se deu pelo aguardo do resultado da votação para o acordo oferecido por Theresa May para o BREXIT. O Parlamento votou contra pela segunda vez, em 3 meses. dessa vez 391 contra o acordo e 242 a favor. O mercado já esperava esse resultado, com isso o principal índice europeu reagiu negativamente em 0,015%.

De acordo com a primeira-ministra um segundo plebiscito não será a solução, muito menos resolverá o processo. Com isso, o Parlamento tem que decidir se quer adiar a data do BREXIT. May já deixou claro a intenção de realizar a saída do Reino Unido da União Europeia no dia 29 deste mês.

Hoje o Parlamento Britânico vota se haverá um Brexit sem acordo, e muito provavelmente vão votar contra também. Amanhã vão votar se solicitam à União Europeia uma extensão do prazo.

O MSCI World, teve alta de 1,15% no dia. no ano a alta acumulado e de 10,13%.

Dólar R$ 3,82 -0,66%
DI Fut Jan/25 8,62% -4pbs
Ibovespa 97.828 pts -0,20%
S&P 500 2.791 pts +0,30%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, G1

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *