Reforma da Previdência, Boeing, Brexit e os destaques da semana

|
Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 11 a 15 de março*

Na semana em que o país chora pelas vítimas do massacre de Suzano, o noticiário político e econômico foi dominado pela expectativa quanto à Reforma da Previdência e pelo recorde do Ibovespa. No mundo, destaque para o acidente com o Boeing na Etiópia e as consequentes reações na indústria, além do fracasso em mais uma votação sobre o Brexit.   

Com a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados, será iniciado formalmente o debate sobre a proposta da Reforma da Presidência. Em paralelo, foi anunciada a criação de uma comissão no Senado, para acompanhar o tema. O governo começa a contabilizar o número de parlamentares que apoiam o texto. O detalhamento das condições de aposentadoria para os militares também ganhou espaço na imprensa esta semana.

Votação de relevo esta semana foi o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a condução dos crimes de caixa dois na Lava-Jato, se deveriam ficar na Justiça Eleitoral ou na Justiça comum. A decisão foi pela Justiça Eleitoral, o que representa uma “derrota” da força-tarefa da Lava Jato.

A prisão de dois suspeitos de terem assassinado Marielle Franco foi outro fato importante, com manifestações públicas e homenagens um ano após o crime. Ainda não se sabe nada conclusivo sobre o mandante.

No capítulo “polêmica nas redes”, Bolsonaro compartilhou uma “fake news” que acusava a repórter Constança Rezende, de “O Estado de S.Paulo”. O presidente foi criticado pelo ato.

Na Educação, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez, enfraquecido, segue fazendo exonerações, num embate que envolve Olavo de Carvalho e discípulos.

Na economia, foco na divulgação da inflação de fevereiro, medida pelo IPCA: alta de 0,43%. O leilão de aeroportos também foi tema de destaque.

O Ministério Público denunciou os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci, além do empresário Joesley Batista (JBS) e mais 9 pessoas, por fraudes de R$ 1,86 bilhão no BNDES. O ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho também está entre os denunciados.

No exterior, a semana foi igualmente movimentada. Com a queda do 737 Max, da Boeing, vários países proibiram voos com a família da aeronave, em decisão que afetou a Gol no Brasil. Muitas companhias aéreas reduziram pedidos da Boeing. A Embraer diz que o problema não afeta a parceria com a multinacional.

No Reino Unido, intensificou-se o impasse sobre o Brexit, com nova derrota de Theresa May, em proposta de saída do bloco europeu “sem acordo” (No Deal). Uma possibilidade seria adiar o prazo de 29 de março, o que, no entanto, requer aprovação de líderes europeus.

Na Venezuela cada vez mais devastada e saqueada, Juan Guaidó vem sendo pressionado para decretar uma intervenção estrangeira no país. E o Brasil estaria buscando uma saída negociada de Nicolás Maduro.

Nos EUA, destaque para o aumento da sentença a Paul Manafort, ex-chefe de campanha de Donald Trump, para sete anos e meio, devido a fraude financeira, com lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça.

Bolsonaro viaja aos EUA no próximo domingo e terá um encontro privado com Trump.

Em Nova York, procuradores deram início a uma investigação criminal envolvendo o Facebook, por compartilhamento de dados com empresas, sem autorização dos usuários.

Na Nova Zelândia, o ataque a mesquistas, transmitido ao vivo por rede social, fez dezenas de mortos e chocou o mundo.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa recuou 0,3%, aos 98.604 pontos, após ter flertado com os 100 mil pontos na quarta-feira, quando fechou em marca recorde. O dólar registrou alta de 0,91%, cotado a R$ 3,84. Preocupações com o crescimento chinês e a Reforma da Previdência ditaram o ritmo dos pregões.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 15/3, às 9h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *