Trump, o congresso americano e os destaques do dia 14/03

Compartilhe o post:

BRASIL

O Ibovespa fechou o último pregão com desvalorização de 0,30%, recuando para 98.604 pontos, não confirmando o rompimento da resistência dos 99 mil pontos.

Falando das ações com maior peso no índice, as ações do Banco Itaú (ITUB4), desvalorizaram 1,58%, recuando para R$36,51. As ações da Vale (VALE3) tiveram leves oscilações no dia e fecharam com variação de apenas 0,02%. As ações da Petrolífera Brasileira, Petrobras (PETR4), tiveram oscilação positiva de 0,32%. Voltando para os bancos, as ações do Bradesco (BBDC4) subiram 0,36%.

De acordo com apuração do Valor Econômico, o Governo conta atualmente com 150 votos a favor da reforma da Previdência na Câmara. Os 144 deputados de partidos da oposição já estão decididos a votar contra e os 219 restantes são dados como indecisos.

No setor industrial, o Brasil teve uma queda inesperada e os números surpreenderam. Caindo 0,8% no mês, a indústria teve seu pior resultado nos últimos 4 meses. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor vem mostrando desaceleração e começa a preocupar o mercado. A queda começou em julho de 2018, quando os números apresentados pelo IBGE mostravam 3,4% e seguem em queda até o presente mês, com 0,5%.

De acordo com a última pesquisa da Focus, pelo Banco Central,  a expectativa é de uma alta de 2,8% na produção industrial neste ano e crescimento de 2,28% do PIB em 2019.

EUA

Nos EUA, os índices variaram pouco. O S&P500 fechou em queda de 0,09%, seguido pela índice Nasdaq100, que desvalorizou 0,19%. Em contrapartida, o Dow Jones teve uma leve alta, com 0,03%, chegando a 25.709 pontos.

O Senado dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira uma proposta para bloquear a declaração de emergência nacional, levada ao Congresso por Donald Trump, em 15 de fevereiro, para poder construir o muro na divisa com o México, que o Congresso se recusa a financiar.

O Presidente americano disse ontem que usaria o seu poder de veto para que pudesse ter os recursos necessários para a construção do muro que separa os EUA do México. A declaração de emergência nacional dá ao Presidente a possibilidade de usar fundos federais sem a aprovação do Congresso.

EUROPA

Na Europa o mercado financeiro trabalhou em campo positivo, o EuroStoxx50, principal índice do bloco econômico, fechou com alta de 0,56%, chegando aos 3.342 pontos. O índice ainda abriu o dia de hoje com alta de 0,44%. O principal índice da Alemanha, o DAX30, valorizou 0,13%. E na Inglaterra, o índice FTSE100, operou em alta pelo quarto dia seguido, em alta de 0,37%, abrindo o dia de hoje com alta de 0,49%.

O Parlamento britânico não aprovou o Brexit sem acordo e autorizou o Governo da primeira-ministra, Theresa May, a buscar uma prorrogação para a saída da Reino Unido do bloco europeu.

Como havíamos dito no último noticiário, May até cogitou aceitar a ideia de adiar o Brexit, porém, por um prazo curto, para não precisarem participar das eleições parlamentares da União Europeia em Maio.

CHINA

Conforme o primeiro-ministro chinês Li Keqiang, no fechamento da Cúpula em Pequim, a China deve manter a estratégia atual de corte de impostos entre outras medidas de suporte econômico, em vez de promover o quantitative easing ou expansão massiva dos gastos públicos para enfrentar as pressões da desaceleração.

Dólar R$ 3,85 +0,91%
DI  Fut Jan/25 8,59% +8 pbs
Ibovespa 98.604 pts -,0,30%
S&P500 2.808 pts -0,09%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, G1

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser
interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro,
investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado
à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e
clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua
reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o
prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *