COPOM mantém a Taxa Selic – O que isso significa para os investimentos?

Compartilhe o post:

Hoje foi finalizada a segunda reunião do COPOM de 2019, a primeira com o novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Entre os temas debatidos na reunião, o principal é a decisão de alteração ou não da Taxa Selic, a taxa que baliza os juros da economia brasileira. Como já era esperado, a Selic foi mantida em 6,5% ao ano.

Vamos ver como foi o evento e o que essa manutenção significa para a economia, para os investimentos e para a sua reserva de emergência.

A reunião do COPOM

Como sempre, o evento ocorreu em duas partes. No primeiro dia, 19/03, foram realizadas apresentações técnicas de modo a trazer o contexto em relação aos assuntos que foram abordados no dia de hoje, 20/03. Assim, é mais fácil chegar a um consenso e encontrar a resposta correta.

Neste ano, como era esperado, a decisão foi manter a Taxa Selic no mesmo patamar em que ela se encontrava anteriormente, 6,5% ao ano. É a oitava manutenção seguida com a taxa no mais baixo nível histórico.

Isso é um bom sinal para a economia do país. Como a Taxa Selic delimita as demais taxas da economia, quando ela está baixa, o consumo é incentivado, visto que o acesso a financiamentos, empréstimos e crédito é mais fácil.

Uma taxa baixa também afeta positivamente as empresas, visto que há mais opções de crédito, permitindo a expansão do desenvolvimento e a realização de novos projetos.

Mas isso afeta o seu bolso também, por exemplo, interferindo no rendimento da sua reserva de emergência.

A reserva de emergência

Mesmo que você não saiba tudo sobre os investimentos você provavelmente tem uma noção do que é a reserva de emergência. É um conceito bem intuitivo, que parte da ideia de ter um dinheiro guardado para que você possa utilizar caso ocorra algum problema. A ideia também se estende caso você perca o emprego, ou a sua fonte principal de renda, existe um recurso que pode te manter por um tempo.

Por isso, é recomendado que a reserva de emergência seja de valor correspondente  entre 6 e 12 meses da sua renda mensal, para que você esteja protegido durante este tempo, não importa o que aconteça.

Surgiu uma despesa não planejada? Esse dinheiro deve cobrir. Perdeu o emprego? A reserva garante que você esteja coberto até conseguir outro. Nunca se sabe o futuro, portanto é fundamental ter sempre esse dinheiro guardado.

A maior parte das reservas ficam na poupança. É conveniente, seguro e você pode acessar quando quiser. Porém, o dinheiro poderia estar trabalhando de uma maneira mais eficiente, pois o rendimento da poupança é muito baixo e a manutenção da Selic corrobora essa tendência. Vamos ver o que isso quer dizer e como você pode encontrar reservas de emergência com um rendimento bom.   

A Taxa Selic, os investimentos e a poupança

A Taxa Selic é a referência direta para o Tesouro Selic e diversos outros, além de influenciar outros indicadores como o IPCA e o CDI que afetam investimentos de renda fixa.

Mas principalmente, seu efeito é na poupança, afetando a maioria dos brasileiros e suas reservas de emergência. Segundo a nova regra de cálculo do rendimento da poupança, estabelecida em 2012, quando a Taxa Selic estiver abaixo de 8,5% a caderneta tem um retorno de 70% da taxa. Com a manutenção da Selic em 6,5% ao ano, o retorno é de 4,55% ao ano, o que é bem pouco. Por isso, é hora de abandonar a poupança e procurar investimentos mais rentáveis.  

Isso é uma ótima notícia, pois a manutenção da taxa coincide com uma super novidade da Órama, focada totalmente no cliente.

Na semana passada, como um presente do dia do consumidor, a Órama zerou a taxa de administração do fundo Órama DI Tesouro, que investe 100% em Tesouro Selic. É uma ótima oportunidade de aproveitar a manutenção da Taxa Selic e abandonar a poupança, com um investimento mais vantajoso.

Além de não ser necessário pagar nada para criar ou manter uma conta na Órama, com a taxa de administração zerada, o fundo passa a ser a forma mais barata de investir no Tesouro Direto. Ao investir diretamente no Tesouro, por exemplo, é preciso pagar uma taxa de custódia de 0,25% para a B3.

As características do Órama DI Tesouro

O fundo da Órama é um excelente investimento para abandonar a poupança e um dos melhores para compor a reserva de emergência pois ele combina algumas das características mais procuradas como segurança, alta liquidez e um bom rendimento.

A segurança existe por ser um fundo que investe no em títulos do Tesouro, que são emitidos pelo Governo Federal, e seu pagamento é garantido pelo Estado. Como a possibilidade do Governo quebrar é remota, esse investimento é o mais seguro possível.

A alta liquidez é o que difere positivamente o fundo Órama DI Tesouro do Tesouro Direto e se aproxima da poupança. Teoricamente o Tesouro tem alta liquidez, visto que você pode vender o seu título. Porém, ele é vendido a preço de mercado, fazendo com que você possa comprometer parte da sua rentabilidade.

No fundo DI, você tem liquidez quase idêntica a poupança. Se você retirar o dinheiro antes do horário limite, que é 13h, você tem o dinheiro na sua conta no mesmo dia. Caso contrário, na manhã do dia seguinte o dinheiro está lá.

Isso é possível por conta do funcionamento do fundo. Você não investe diretamente no Tesouro Direto, mas compra as cotas do fundo e tem o seu rendimento atrelado ao seu desempenho. Mas como o fundo investe completamente em títulos do Tesouro, seu retorno é praticamente idêntico ao mesmo, e com a taxa zerada, ele está ainda melhor.

Sobre os rendimentos das aplicações no fundo incide Imposto de Renda, já a poupança é isenta. Mas, mesmo após descontar o imposto devido, o rendimento do fundo é superior ao da poupança.

Como dito acima, o rendimento da poupança é 4,5% ao ano. O Órama DI apresentou rentabilidade de 6,08% nos últimos 12 meses. Então, vamos fazer uma conta rápida: Se você investir R$ 1 mil na poupança, em um ano você ganha 45 reais. Se você investir os mesmos R$ 1 mil no Órama DI, você ganha 60,80 reais. Aplicando a alíquota do Imposto de Renda para um ano de aplicação, que é 20%, o desconto é de 12,16. O rendimento líquido então é de 48,64 reais. Maior do que a poupança.

Essa conta ainda não leva em consideração que, quanto mais tempo você deixa sua reserva parada, menor é o desconto do IR. Com a menor alíquota, de 15%, o rendimento líquido seria 51,68 reais. O Órama DI é sempre mais vantajoso que a poupança, e quanto mais dinheiro e mais tempo você investe, maior é essa disparidade.

Conclusão

A manutenção da Taxa Selic significa que, mais do que nunca, é hora de abandonar a poupança. Esse investimento tem um baixíssimo retorno e todas as vantagens que ele oferece, como segurança e alta liquidez, podem ser encontrados em opções com rentabilidades mais vantajosas.

Como vimos, o fundo Órama DI Tesouro é uma excelente opção que reúne todas essas vantagens e um rendimento superior ao da poupança. Com a Taxa Zero, ele está ainda melhor e é um ótimo investimento para a sua reserva de emergência.

Quer conhecer mais sobre ele? Acesse a página do fundo. Tem dúvidas? A Órama fez uma live com diversas perguntas do público sobre o fundo. Você pode conferir esse conteúdo na íntegra, afinal, sua dúvida pode ser a sua.

Se quiser investir, acesse o portal da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares

4 Comentários

  1. Tudo bem, quanto ao Selic, entendí, pois acompanho à bastante tempo. Poderiam me informar o que quer dizer – COPOM, porque aonde trabalhei 32 anos de minha vida, era um sentido de um setor de comunicação, tipo centro de operações da. . . .Mais ou menos por aí, entenderam! Como estou novo dentro do mercado de inv., antes só acompanhava, no início estarei fazendo aquelas perguntas primárias, obrigado.

    1. Olá, Antônio. Tudo bem? A sigla COPOM significa Comitê de Política Monetária. É neste comitê que são definidas as diretrizes da política monetária do país e também estabelecida a taxa básica de juros, com o intuito de controlar a inflação. Estamos à disposição em caso de dúvidas. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *