Queda do Ibovespa e os destaques do fim de semana

Compartilhe o post:

BRASIL

Na última sexta-feira, o Ibovespa fechou em queda de 3,10%, recuando para os 93.735,16 pontos, após alcançar máxima histórica de 100.000 pontos, acumulando prejuízo de 5,45% na semana. Foi anulado todo o ganho do mês de março, que iniciou aos 95.584,35.

Fatos que colaboraram para esses números foram as incertezas que cercam a aprovação da proposta da Previdência e ainda a prisão do ex presidente Temer na quinta-feira.

O dólar valorizou 1,2% na semana, cotado a R$ 3,88. Na sexta- feira subiu 2,2%.

O Presidente Jair Bolsonaro passou o fim de semana no Chile para reunião com o presidente e lá falou para empresários chilenos sobre a importância de se aprovar a reforma da Previdência no Brasil.

Ainda mais, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, entrou em grande desentendimento com os aliados do Governo Bolsonaro e disse que torcerá para a reforma dar certo, mas que cumprirá apenas o papel institucional, não mais sendo o articulador. Esta questão, por sua vez, já estava causando desconforto em Maia, outras vezes citado aqui em nosso Resumo, pois na opinião dele, a articulação no Congresso para aprovação deveria ser realizada por Bolsonaro e o Ministro Paulo Guedes.

O Ministério Público de Minas Gerais enviou pedido para a Justiça determinar interdições em quatro barragens da Vale. No último sábado, os alarmes do Município de Barão de Cocais, soaram indicando risco iminente de rompimento.

O ex-presidente Michel Temer continua preso no Rio de Janeiro desde quinta-feira. Um pedido de habeas corpus foi enviado ao juiz Marcelo Bretas. De acordo com o Fantástico (TV Globo), o fator determinante para a prisão de Temer foi a construção da usina nuclear Angra 3, localizada na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Na operação, na qual também foram presos Temer e Moreira Franco, dois presos já foram soltos. São eles: Carlos Jorge Zimmermann e Rodrigo Castro Alves Neves. O pedido de soltura de Temer e de Franco será julgado na quarta-feira, pelo TRF-2.

EUA

Nos EUA, o S&P500 acumulou de queda 0,77%, após desvalorização de 1,90% na sexta-feira. O Nasdaq100 caiu 2,23%, contudo teve alta de 0,26% na semana.

A guerra comercial entre EUA e China começa a ganhar outro teor, após alguns acordos, uns descumprimentos aqui, outros distratos ali, a China pediu para que os EUA parem de vender armas para Taiwan, a ilha faz parte do complexo Chinês.

Está agendada a visita do o Secretário do Tesouro Steven Mnuchin e do Representante de Comércio Robert Lighthizer na China para esta semana, nos dias 28 e 29. É esperado que chegue-se a um acordo porque Trump não quer arriscar enfraquecer a economia antes da próxima eleição.

EUROPA

Na Europa, o EuroStoxx50 recuou 1,83% na sexta-feira, fechando a semana com saldo negativo de 2,37%. O FTSE100, principal índice acionário do Reino Unido, fechou o último pregão em 2,01% de queda e a semana com desvalorização de 0,29%.

Está semana é decisiva para que o futuro do Brexit seja determinado. A primeira-ministra Theresa May, enfrenta uma forte pressão parlamentar, já estando o cargo dela em risco. O Parlamento exige um acordo, pois não aceita uma saída desorganizada. Contudo, May não aceita uma prorrogação longa para o prazo de saída, e isso é visto por muitos parlamentares como tempo insuficiente. Não é do interesse de May que o Reino Unido esteja no bloco econômico quando as eleições europeias chegarem.

De acordo com o Bloomberg, a primeira-ministra está sofrendo pressão para que renuncie ao cargo. Porém, May quer mais uma chance para tentar colocar seus planos em prática, o que pode custar sua posição.

Em Londres, manifestações com estimativa de 1 milhão de pessoas nas ruas por um novo referendo do Brexit. Portanto, Theresa May enfrentará uma nova batalha em Westminster.

Dólar R$ 3,88 +2,2%
DI Fut Jan/25 8,84% +32 pbs
Ibovespa 93.735 pts -3,10%
S&P500 2.800 pts -1,90%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, G1, Sputinik

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *