Pazes entre Rodrigo Maia e Paulo Guedes e os destaques do dia 28/03

Compartilhe o post:

BRASIL

No Brasil, o principal índice de preços da bolsa, o Ibovespa, subiu 2,70%, voltando para 94.388,94 pontos. O principal fator pela valorização foi a aparente pacificação política envolvendo Paulo Guedes, Rodrigo Maia e Bolsonaro. Os dois primeiros almoçaram juntos ontem, para discutir pontos da Previdência.

O DI futuro com vencimento para janeiro de 2025 (DI1F25) teve a maior queda diária desde outubro de 2018 e terminou o dia sendo negociado a 8,76%, 32 pbs a menos que o do fechamento de ontem.

No Congresso, a prioridade continua sendo a reforma da Previdência. O presidente do CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Felipe Francischini, anunciou Marcelo Freitas, do PSL-MG, como relator da reforma na casa. O parecer da admissibilidade deverá ser apresentado em 17 de abril.

Bolsonaro, em Live nas mídias sociais, disse que conta com todos os deputados e senadores para que a reforma não somente seja aprovada, mas que também seja ajustada da melhor maneira possível. O presidente está tentando amenizar as trocas de farpas com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

O Banco Central divulgou o Relatório Trimestral de Inflação e revisou estimativa do crescimento do PIB em 2019 para baixo, de 2,4% para 2%. A tragédia em Brumadinho, a redução da safra agrícola, o ritmo da recuperação e também o ambiente externo desafiador pesaram na nova previsão. A expectativa para a inflação permanece inalterada em 3,9%

Hoje o IBGE divulgará a taxa de desemprego, a qual está em 12%. Espera-se que o número de desempregados não sofra grande variação, continuando em torno desse patamar. Caso contrário, o mercado pode entender como negativo, podendo assim ter movimentos refletidos na bolsa.

EUA

No mercado americano, o S&P500 teve performance positiva de 0,36%, a 2.815,44 pontos. O índice Dow Jones também teve a mesma variação, chegando a 25.717,46 pontos. Já a Nasdaq100, teve valorização de 0,17%, a 7.320,47 pontos.

O índice de Commodities abriu o dia trabalhando com tendência baixista, puxado pelo petróleo. O CRB Commodity Index abriu a -0,34%.

O dólar fechou o terceiro dia consecutivo apresentando valorização frente às outras moedas internacionais. Ontem o DXY Index teve alta de 0,44%, acumulando 0,61% na semana.

Hoje o Secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin anunciou que as conversas foram construtivas e que as negociações foram concluídas. Uma grande temerosidade do Governo americano era a discrepância da tradução do documento da versão americana para a chinesa, contudo as duas partes se entenderam e agora o próximo passo é apresentar as propostas aos Presidentes, Donald Trump no caso dos EUA e Xi Jinping no caso da China.

O PIB trimestral norte americano foi divulgado e o resultado foi positivo, contudo abaixo do esperado. O Produto Interno Bruto teve alta de 2,2%, mas havia um consenso entre as autoridades econômicas de que este número seria de 2,4%.

Hoje o mercado americano espera o discurso de John C. Williams, CEO do FED  de Nova Iorque.

EUROPA

O principal índice do bloco econômico, EuroStoxx50 manteve-se de lado com variação de 0,05%, no patamar de 3.320,00 pontos. O FTSE100, principal índice da bolsa britânica, apresentou valorização de 0,56%, a 7.234,33 pontos. Já o DAX30, índice alemão, ficou estável, pelo segundo dia seguido, dessa vez com variação leve de 0,08%, continuando na casa dos 11.428,00 pontos.

Na Alemanha, a taxa de desemprego foi divulgada pelo Escritório Federal de Estatística Alemão, a uma taxa de 4,9% de desempregados. A variação foi de 7 mil desempregados a menos, contudo, o governo alemão tinha uma projeção de 10 mil.

No Reino Unido além das divulgações de dados econômicos, os olhos se inclinam para o desenrolar do Brexit. O PIB trimestral britânico teve crescimento de 0,2%, conforme esperado.

Hoje é dia 29 de março o Brexit não ocorreu. O Parlamento britânico vai votar novamente o acordo costurado pela primeira-ministra Theresa May, mas somente a parte que já foi reprovada duas vezes. Se o acordo parcial for aprovado, a UE vai estender o prazo para 22 de maio.

CHINA

Os mercados nas China se animaram com os comentários do Secretário do Tesouro Steve Mnuchin sobre o andamento da conversas entre americanos e chineses e o Índice Shanghai Composite subiu 3.2%.

Dólar R$ 3,92 -0,94%
DI  Fut Jan/25 8,76% -32 pbs
Ibovespa 94.388pts +2,70%
S&P500 2.815pts +0,36%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik 

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o
prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *