IBGE divulga a taxa de desemprego do país e os destaques do fim de semana

Compartilhe o post:

BRASIL

O Ibovespa fechou a semana com valorização de 1,79% e 95.414,55 pontos, apresentando recuperação depois das incertezas políticas, principalmente após os episódios de troca de “elogios” entre Bolsonaro e Rodrigo Maia. Essa recuperação ajudou a minimizar as perdas do mês, resultando na variação de 0,18%.

As principais do índice de ações Ibovespa, que sofreram relevantes oscilações de preço foram VALE3, com valorização de 8,13% no mês, apresentando recuperação após a tragédia de Brumadinho. Outra ação de destaque é CSNA3, que teve alta de 24,24% no mês de março, devido à prorrogação do prazo para desmontagem de posição em Usiminas. E, por último, a petrolífera brasileira, Petrobrás (PETR4), com alta de 3,70%.

O IBGE divulgou na última sexta feira a taxa de desemprego, de 12,4%, atingindo 13,1 milhões de brasileiros. A taxa surpreendeu negativamente alguns especialistas, visto que esperava-se um número mais próximo de 12%.

O Presidente Jair Bolsonaro está em viagem diplomática em Israel e em discurso, ao lado de autoridades Israelenses, falou de estreitar o contato com os mesmos, citando a fé, tecnologia e inovação, para tornar o Brasil um país desenvolvido. Diz ainda que o “casamento” selado entre Brasil e Israel trará muitos frutos ao povo brasileiro.

Ainda, o presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo durante visita a Israel, a abertura de um escritório em Jerusalém para promoção do comércio, tecnologia e inovação, mas não mencionou a possibilidade de mudança de endereço da embaixada brasileira, que está atualmente em Tel Aviv. Uma das promessas da campanha de Bolsonaro foi fazer a mudança para Jerusalém.

Hoje o Ministério da Economia divulgará dados referentes à Balança Comercial brasileira. Atualmente a mesma encontra-se em R$ 3,67 bilhões.

EUA

O índice S&P500 fechou o mês de março com valorização de 1,79%, seguido pelo índice Nasdaq100, com alta de 3,96%, fechando o mês a 7.378,77 pontos. Diferentemente do índice Dow Jones, que fechou o mês praticamente no zero a zero, com valorização de 0,05%.

O presidente Donald Trump criticou o banco central nesta sexta-feira por “erroneamente” aumentar as taxas de juros e por uma redução “ridiculamente cronometrada” em seu balanço. A economia teria se expandido mais rápido no ano passado e o mercado de ações seria mais alto se não fosse pelo Fed, de acordo com Trump. Vale ressaltar que o S&P500 Index teve o melhor trimestre em uma década.

Após a viagem de representantes do Governo americano à China, ficou claro a possibilidade de um verdadeiro encaixe entre as duas nações, visto que ambas autoridades foram a público e disseram que as conversas nesse fim de semana foram construtivas. O Conselho de Estado da China informou neste domingo (31) que o país manterá suspensas as tarifas adicionais sobre veículos e autopeças dos Estados Unidos após 1º de abril, em um gesto de boa vontade após a decisão dos EUA de adiar altas tarifárias sobre importações chinesas.

As negociações entre as duas potências continuam essa semana em Washington. O vice Premier Liu He estará na capital americana nesta manhã.

EUROPA

Com a possível prorrogação do Brexit, o mercado europeu reagiu o mês de março de forma positiva. O principal índice de preços europeu, o Eurostoxx50, teve alta no mês de 1,12%, a 3.351,71 pontos, acompanhado de lado pelo principal índice de Londres, o FTSE100, que valorizou 2,89%, fechando o mês a 7.279,19 pontos. O principal índice Alemão, fechou o mês a 11.526,04 pontos, com valorização de apenas 0,09%. Mas no ano, o índice acumula alta de 8,98%.

Na última sexta-feira, a primeira ministra britânica, Theresa May, sofreu mais uma derrota no Parlamento, onde tentou passar mais um acordo na tentativa de ter-se um Brexit com menos feridas ou cicatrizes. Então, o Parlamento britânico assumirá o controle hoje para tentar extinguir o plano atual de saída do Reino Unida, para arquitetarem um que possa ser aprovado.

Dentre esse novo plano, fala-se de um acordo alfandegário, no qual o Parlamento coloca grande força e esperança, para manter estreito o relacionamento entre Reino Unido e União Europeia. Esse ponto torna-se o maior referencial de uma nova tentativa para conseguir um acordo e não haver um Brexit sem acordo.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, deve realizar sua intervenção mais significativa no processo Brexit em mais de dois anos com uma visita à Irlanda na quinta-feira. A chanceler alemã deve manter conversações com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, na quinta-feira e exigir um plano para proteger a fronteira da Irlanda caso o Reino Unido tenha uma saída sem acordo.

O data do Brexit agora é 12 de abril, assim os britânicos têm menos de uma quinzena para propor um novo plano ou justificar uma outra extensão do prazo.

CHINA

Os indicadores de compras de manufaturados na China mostrou crescimento em março, a primeira alta em quatro meses. Os otimistas explicam o resultado como efeito das medidas de estímulo econômico ou melhora das perspectivas sobre as negociações comerciais com os EUA. Os pessimistas avisam que os números estão distorcidos por causa dos feriados do ano novo chinês em fevereiro.

Dólar R$ 3,91 -0,05%
DI  Fut Jan/25 8,74% -2 pbs
Ibovespa 95.414pts +1,09%
S&P500 2.834pts +0,67%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *