Pesquisa da Datafolha sobre o governo e os destaques do fim de semana

Compartilhe o post:

BRASIL

O Ibovespa fechou o último pregão com valorização de 0,83%, chegando a 97.108,17 pontos, acumulando alta semanal de 1,78% e seguindo a recuperação após a perda de 5,45% há duas semanas. O DI com vencimento em Janeiro de 2025 (DI1F25) ficou estável, sendo negociado a 8,69% ao ano.

O dólar fechou a semana a R$3,87, permanecendo no mesmo patamar no qual iniciou a semana.

Na política, estamos chegando a uma marca muito simbólica para o início dos governos, os primeiros 100 dias no poder. Essa é uma data em que se avalia o desempenho inicial do governante mediante as promessas feitas nas eleições.

O Datafolha fez uma pesquisa e como resultado chegou que 30% dos brasileiros acham o modelo de governança de Jair Bolsonaro ruim ou péssimo, 32% acham ótimo ou bom e  33% dos brasileiros acham o governo regular. É o pior início de um governante em primeiro mandato. Ainda assim, os brasileiros têm esperança de que o governo dê uma reviravolta nos números, 59% acham que o governo será ótimo ou bom. Um número um pouco menor do que no período eleitoral, quando se registrava 69% achando que o governo seria ótimo ou bom.

Na semana, as atenções estarão voltadas para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). O relator, o deputado Marcelo Freitas (PSL-MG) deverá apresentar o relatório de admissibilidade da reforma da Previdência.

Ainda hoje o mercado fica à espera do Índice Geral de Preço (IGP-DI), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Já na quarta feira, junto com o marco de 100 dias do Governo Bolsonaro, o IBGE divulgará o Índice de Preços aos Consumidor (IPCA).

EUA

Os índices das bolsas norte-americana fecharam o pregão de sexta-feira em alta. O S&P 500 teve valorização de 0,46%, a 2.892,74 pontos. O índice marcou o sétimo dia seguido de alta, com valorização de 2,06% na semana. O índice Nasdaq 100 também segue a mesma tendência e fechou o último pregão a 7.578,84 pontos, com alta de 0,51%. Na semana a alta é de 2,71%.

O índice que mede a variação do dólar frente às outras moedas internacionais, o DXY, fechou a semana com variação de 0,11%. O mercado segue à espera da assinatura do acordo comercial entre EUA e China e das decisões do FED.

Donald Trump passou a semana toda ameaçando fechar a fronteira com o México, alegando que nos EUA não há mais espaço para imigrantes latino-americanos. Além disso, o presidente dos EUA atentou para a grande quantidade de drogas que tem passado pela fronteira. Trump ainda disse que aumentaria as tarifas de produtos específicos mexicanos, caso o governo não colaborasse para a diminuição de imigrantes. Em fevereiro, foi contabilizado 66.450 imigrantes ilegais cruzando as fronteiras.

Esta semana o mercado fica no aguardo da reunião da OPEP, da divulgação do estoque do petróleo bruto e da reunião do FOMC.

EUROPA

Na Europa, os mercados fecharam a semana em alta expressiva. O principal índice do bloco econômico, o EuroStoxx 50, teve alta semanal de 2,86%, a 3.447,47 pontos. Já o principal índice de Londres, o FTSE 100, teve performance positiva de 2,30%, a 7.446,87 pontos. E por fim o DAX 30, principal índice de bolsa da Alemanha, que teve valorização semanal de 4,20%, chegando a 12.009,75 pontos.

A comissária de Comércio da União Europeia (UE), Cecilia Malmström, condenou as políticas comerciais da China, mas disse que o bloco não seguirá a tática dos EUA de usar tarifas para forçar Pequim a negociar. O que mais preocupa as autoridades europeias é o modelo de estatais dos chineses, causando ameaça às fábricas nacionais europeias.

O Brexit está para ser adiado mais uma vez à véspera do dia D, dia em que se concretizará a saída do Reino Unido da UE. Na última sexta-feira, a primeira-ministra britânica enviou ao Conselho Europeu um pedido de adiamento do Brexit, para o dia 30 de junho. A data estava marcada para a sexta-feira desta semana, dia 12.

O presidente do Conselho Europeu se reunirá na quarta-feira com o colegiado para votar o pedido de prorrogação solicitado por May.

Dólar R$ 3,87 +0,40%
DI  Fut Jan/25 8,69% 0 pbs
Ibovespa 97.108pts +0,83%
S&P500 2.892pts +0,46%
Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *