Nem toda renda fixa é tão fixa

|
Compartilhe o post:

Fundos de inflação, que fundo é esse?

Atualmente a taxa básica de juros, a famosa Selic, permanece em 6,5% ao ano.  Mantida neste patamar pela oitava reunião consecutiva do Comitê de Política Monetária (COPOM), é a taxa mais baixa da nossa história.

A redução da taxa de juros para o nível atual tornou a rentabilidade dos fundos de Renda Fixa menos atrativa, quando comparada a períodos em que a Selic se encontrava em 14% ao ano, como presenciamos em 2016.

Em contrapartida, os fundos de Renda Fixa que investem em títulos atrelados à inflação apresentaram um resultado excelente, fato que tem chamado atenção de alguns investidores. E se você está lendo esse texto, provavelmente é um deles.

Então, vamos te explicar um pouco sobre como funciona a composição das carteiras dessa categoria de fundos, que está liderando na classificação Renda Fixa.

Apesar de serem classificados como Renda Fixa, é importante se atentar que eles são indicados para investidores com maior apetite ao risco, devido à possibilidade de variação que podem apresentar.

A carteira desses fundos é composta majoritariamente por NTN-B e NTN-C, ambos são títulos mistos emitidos pelo Tesouro Nacional, compostos por uma parte pós-fixada, atrelada ao índice de inflação (IPCA ou IGPM), e outra parte prefixada, que são os juros reais. Em geral, os vencimentos dos títulos são de médio e longo prazos.

A parte pós-fixada é a proteção do investimento contra a inflação. A taxa pré, corresponde ao ganho real, ou seja, o ganho acima da inflação.

Os ganhos com os títulos prefixados são inversamente proporcionais ao movimento das taxas de juros. Quando ocorre queda nas taxas, o título se valoriza e é essa a explicação para a valorização dos fundos de Inflação frente aos demais fundos de Renda Fixa. Como os vencimentos dos títulos são mais longos, eles são mais sensíveis às expectativas do mercado, o que ocasiona a variação da rentabilidade.

Esses fundos são indicados para o investidor que deseja aplicar com o horizonte de médio e longo prazos para manter o poder de compra no futuro, seja qual for o cenário econômico traçado ou esperado.

Se você se encaixa nesse perfil, vale a pena dar uma olhada nos fundos de previdência Icatu Seg Inflação Longa FIC FIRF e Icatu Seg Duration FIRF, que estão disponíveis na nossa plataforma. Vale lembrar que os fundos de previdência apresentam a vantagem de não ter o come-cotas e também não são cobradas taxas de carregamento nesses produtos.

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

  1. Excelente artigo com informações relevantes e objetivas . Gostei tanto da apresentação dos fundos de previdência que irei investir realizando portabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *