Produção nacional de petróleo cresce 1,7% e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL  

O Ibovespa fechou o primeiro pregão do mês com leve queda de 0,01%, acima dos 97 mil pontos.

Um fator que pressionou o índice foi  a indefinição sobre a medida provisória (MP) 871, que combate fraudes do INSS. Somente minutos antes do fechamento do mercado foi anunciado que governo e oposição haviam fechado acordo para aprovar a MP, sem muito tempo para a reação dos investidores. A medida é considerada pelo governo uma base para reforma da Previdência, pois reavalia uma série de benefícios de natureza previdenciária, assistencial, trabalhista e tributária.

Já a MP do novo marco regulatório do setor de saneamento caducou. Porém, o Senado decidiu dar urgência ao projeto que trata da mesma pauta.

A Petrobras sustentou a alta do Ibovespa ao longo do dia. O preço do petróleo avançou e a empresa divulgou ter colocado à venda dois campos terrestres na Bahia, em mais uma etapa do seu programa de desinvestimento.

No campo negativo, os destaques foram as ações de empresas frigoríficas. O setor sofreu nesta segunda-feira por causa da suspensão das exportações de carne bovina do Brasil com a China, devido a um caso atípico do “mal da vaca louca”.

Na pesquisa semanal Focus, a mediana das projeções do mercado para o crescimento da economia no ano caíram novamente de 1,235% para 1,13%. Na semana o IBGE divulgou que o PIB recuou 0,2%. Esse dado ficou em consonância com a expectativa do mercado.

Outro dado importante foi o de produção nacional de petróleo, que cresceu 1,7% em abril, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O dólar recuou 0,95% e fechou o dia negociado a R$ 3,887.

INTERNACIONAL

Os índices acionários americanos fecharam mais um dia em queda, influenciados principalmente pelo recuo nas ações de tecnologia, por temor a sindicâncias no setor. Ao que parece, o Departamento de Justiça está preparando uma investigação antitruste na Google. As ações da Alphabet, Amazon e Facebook caíram mais de 7%, após relatos que essas companhias estão sendo averiguadas pela Comissão de Comércio Federal. O índice Nasdaq registrou queda de 1,61%.

O S&P500 fechou em baixa de 0,28%.

As bolsas europeias fecharam em alta, devolvendo uma pequena parte das perdas acentuadas da semana passada. O índice Euro Stoxx 50 subiu 0,60%.

O governo da China afirmou que está disposto a trabalhar com os EUA para acabar com a escalada da guerra comercial, mas culpou o governo do presidente Donald Trump pelo colapso nas negociações e que não cederá sob pressão.

O índice de gerentes de compra do setor industrial nos EUA (PMI) caiu para 50,5 em maio, ante 52,6 em abril, sendo o mais baixo nível desde setembro de 2009. O indicador sinaliza as mudanças na taxa de produção industrial. – Para valores acima de 50, as taxas de produção industrial estão avançando, abaixo de 50, há indícios de desaceleração.

Nesta manhã, as bolsas asiáticas operam em queda. Na Europa, o mercado registra o segundo dia de alta na semana. Os índices das bolsas dos EUA abriram em alta. O rendimento dos títulos do Tesouro americano de 10 anos está sendo negociado abaixo de 2,10%.

Dólar R$  3,88 -0,94%
DI  Fut Jan/25 7,89%    -24 pbs
Ibovespa 97.020 pts -0,01%
S&P500 2.744 pts -0,28%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *