Órama Debêntures Incentivadas: o fundo isento de IR que está com excelente performance

Compartilhe o post:

O Órama Debêntures Incentivadas teve um excelente resultado nos últimos 12 meses, chegando a 16,7% de retorno isento de Imposto de Renda. E, para nos mantermos alinhados com um de nossos principais pilares, a transparência, resolvemos escrever este texto contando um pouco mais sobre o fundo, seu momento e perspectivas.

O fundo tem sido beneficiado pelo cenário macro nos últimos meses. As eleições de 2018 e a possibilidade de aprovação da Reforma da Previdência ainda este ano certamente explicam parte do fechamento das curvas de juros, movimento que beneficiou todos os fundos da classe. No entanto, a estratégia do fundo consiste em avaliar e investir em boas empresas sob a perspectiva bottom-up, ou seja, fazendo uma análise fundamentalista, que analisa a situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa.

Buscamos trabalhar com variáveis que estão mais próximas do nosso controle, como a avaliação da gestão de uma empresa, e não fazer previsões sobre como estarão os juros no futuro. Acreditamos que esta é a melhor forma de extrair valor para nossos cotistas, pois não corremos o risco de “errar a mão” em operações com taxas de  juros futuros ou adicionar custos com hedge, que protege a carteira contra oscilações de curto prazo.

Além disso, prezamos pela segurança da carteira no longo prazo e acreditamos que movimentos de curto prazo nas curvas de juros não terão influência negativa sobre a rentabilidade do fundo, que busca o ganho nos prêmios de risco das empresas privadas. As oscilações de curto prazo tem, inclusive, se mostrado bastante benéfica para os cotistas de longo prazo, pois podemos aproveitar oportunidades de compra e venda que dificilmente apareceriam em “mares mais calmos”.

A carteira, hoje, é composta em sua maior parte por ativos High Grade, ou seja, classificados por agências especializadas como “boas pagadoras”, alinhando rentabilidade com baixo risco.

Além disso, fundo está com boa parte de sua alocação no setor de energia elétrica, onde temos visto melhores oportunidades. Destas, se destacam as empresas de transmissão, que possuem boa previsibilidade de receitas, regulação historicamente estável e não apresentam risco de volume de geração de energia, tendo sua rentabilidade com base na disponibilidade da linha de transmissão.

Dado que as curvas futuras de juros soberanos tendem ao custo de oportunidade local (Selic ou CDI) no passar dos períodos, entendemos que o ganho gerado nos prêmios de risco já deverão ser suficientes para superar o benchmark no longo prazo. Lembrando que o benchmark do fundo é o IMA-GERAL, índice composto pelos principais títulos públicos em diferentes classes (prefixados, pós-fixados, etc.). Além disso, em teoria, sua rentabilidade no longo prazo será próxima ao custo de oportunidade vigente, pois independente da classe, o risco é o mesmo (Tesouro Nacional), somado a um prêmio de duration (títulos mais longos apresentam retornos maiores comparados aos mais curtos).

Desta forma, apesar de não conseguirmos prever a rentabilidade do fundo ou sua volatilidade, acreditamos que a carteira esteja alocada de forma adequada para superar o custo de oportunidade no longo prazo, independente do cenário macro.

O estudo abaixo ajuda a comprovar a eficiência do investimento no longo prazo no fundo. Verificamos diferentes janelas, a partir de 2018, e comparamos os retornos com o benchmark. Veja:

Período Rentabilidade Benchmark (IMA-GERAL)
Retorno nos últimos 12 meses 16,66% 13,76%
Retorno em 2019 7,01% 5,78%
Retorno em maio de  2019 2,37% 1,84%

*Dados considerando fechamento em 31/05/2019

Superou o Benchmark Perdeu do Benchmark
Rentabilidade – Dia 53% 47%
Rentabilidade – Mensal 67% 33%
Rentabilidade – 6 meses 86% 14%
Rentabilidade – 12 meses 99% 1%

Podemos ver que, em 53% das observações, a rentabilidade diária do fundo supera a rentabilidade diária do benchmark. Já em 99% das observações, a rentabilidade do fundo em 12 meses supera a rentabilidade do benchmark no mesmo período. Assim, observamos que o cotista de longo prazo é amplamente beneficiado em relação ao cotista de curto prazo, que terá um grau de incerteza maior sobre o resultado esperado.

Vale lembrar que o fundo é isento de IR para pessoas físicas e o valor mínimo necessário para investir é de apenas R$ 1 mil. Além disso, também apresenta excelente liquidez, com um prazo para resgate de apenas 6 dias úteis. Para saber mais sobre o fundo e acompanhar sua performance é só clicar aqui.

Este material foi preparado pela Órama DTVM S.A. e tem caráter meramente informativo, não devendo ser entendido como análise de valor mobiliário, solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, sugestão de alocação ou adoção de estratégia de investimento por parte dos destinatários. A Órama DTVM S.A. distribui cotas do Fundo citado apenas para pessoas físicas. Informações do Fundo: Órama Debêntures Incentivadas CP FIM; data de início: 03/10/2016; PL médio dos últimos 12 meses: R$ 34.859.569,24; tx. de adm. mín.: 0,90%; tx. de adm. máx.: 1,00%; tx. de perform.: 20% do que exceder o IMA-Geral; públ. alvo: investidores em geral; conversão da aplicação: mesmo dia; resgate: 6 dias úteis; resgate antecipado: não há; classificação ANBIMA: Multimercado Estratégia Específica classificação tributária: isento. O indicador de desempenho do Fundo é o IMA-GERAL. A fórmula utilizada para cálculo da rentabilidade foi: diária (cota D0 – cota D-1) / (cota D-1); mensal (cota D0 – cota D-21) / (cota D-21); anual (cota D0 – cota D-252) / (cota D-252). Para os cálculos foram considerados os  dados a partir de 03/01/2018. Recomendamos o preenchimento do seu Perfil de Investidor antes da realização de investimentos. Leia a lâmina de Informações essenciais, se houver, e o regulamento antes de investir, disponíveis no site www.orama.com.br. RENTABILIDADE PASSADA NÃO REPRESENTA GARANTIA DE RENTABILIDADE FUTURA. AS RENTABILIDADES DIVULGADAS NÃO SÃO LÍQUIDAS DE IMPOSTOS E TAXAS DE ENTRADA, DE SAÍDA OU DE OUTRAS TAXAS, QUANDO APLICÁVEL. FUNDOS DE INVESTIMENTO NÃO CONTAM COM GARANTIA DO ADMINISTRADOR, DO GESTOR, DE QUALQUER MECANISMO DE SEGURO OU DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS – FGC. As informações deste material estão atualizadas até 31/05/2019.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

5 Comentários

  1. Olá Rute. Tudo bem? O valor mínimo de aplicação é estipulado na criação do regulamento de cada fundo por seus gestores. É um valor estudado por eles e determinado de acordo com a estratégia que eles desejam adotar. Estamos à disposição. 🙂

  2. Olá, a queda da selic vai diminuir a rentabilidade do fundo, ou pelo contrário? pelo que vi a maioria das emissões paga o ipca + uma tx pré-fixada; o fundo vai fechar para novos cotistas somente ou para aportes de quem já está nele tb?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *