Entenda a diferença entre renda fixa e renda variável

| |
Compartilhe o post:

Não existe investimento certo ou errado, existem apenas aplicações indicadas para investidores com objetivos ou perfis diferentes. Assim, as aplicações de renda fixa e de renda variável apresentam resultados e características completamente diversos.

Neste post, vamos pontuar, então, tudo o que você precisa saber sobre esses dois conhecidos tipos de investimentos. Antes de explicar as diferenças, vamos entender cada um deles, separadamente.

Renda Fixa

blog-imagem-4.jpg

Os investimentos em renda fixa são aqueles em que é possível estimar a rentabilidade das aplicações antes mesmo de realizá-las.

Títulos e fundos de renda fixa  são ótimas opções para quem busca diversificar a carteira de investimentos. Há várias aplicações – com diferentes objetivos – para você investir seu capital. Atrelados a diferentes índices, os produtos de renda fixa costumam oferecer baixo risco, liquidez e rendimentos satisfatórios.

Primeiramente, é necessário entender a diferença entre títulos e fundos. São duas modalidades de aplicação distintas, com formas de remuneração e tributação totalmente diferentes.

O que são os títulos de renda fixa?  

As instituições financeiras precisam captar recursos para financiar seus projetos, e uma das maneiras de se financiarem é através da emissão de títulos.

Os títulos são ativos financeiros que os bancos lançam no mercado com o intuito de captar recursos. Esse investimento funciona da seguinte forma:

Você empresta dinheiro ao emissor do título (o banco, por exemplo) e, em troca, recebe uma remuneração na forma de juros. O investidor ainda tem a vantagem de esse título contar com a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Existem diferentes modalidades de títulos de renda fixa: prefixados, pós-fixados e híbridos. Sendo assim, você tem diversidade para escolher os títulos que se enquadrem melhor aos seus objetivos e perfil. Essa diversificação pode, inclusive, proporcionar maior segurança e rentabilidade para o seu capital.

Alguns exemplos de títulos renda fixa são:

O que são os fundos de investimento de renda fixa?

Os fundos de investimento são como uma aplicação financeira coletiva que reúne capital de diversos investidores, os chamados cotistas, que objetivam alcançar ganhos a partir de aplicações no mercado financeiro.

No fundo, cada cotista detém uma parte do patrimônio, composto pelas aplicações  de todos os investidores. A representação financeira de cada cotista no fundo é proporcional ao valor aplicado  – ou seja, quanto maior o seu investimento no fundo, maior a sua participação.

Os fundos realizam operações como:

  • Compra e venda de bens imobiliários
  • Compra e venda de títulos bancários
  • Compra de cotas de outros fundos
  • Operações com derivativos

Quais as vantagens de investir em renda fixa?

De modo geral, seja em fundos ou em títulos, a renda fixa apresenta algumas vantagens muito interessantes:

  • Previsibilidade: Produtos com rentabilidade fixada permitem um melhor planejamento financeiro.
  • Segurança: Alguns títulos (como o CDB) contam com a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). O FGC é uma garantia para o investidor. Como? Em caso de algum problema com a instituição financeira emissora do título de renda fixa – caso ela quebre, por exemplo – o investidor receberá de volta o seu capital, conforme as regras estabelecidasPelas regras do FGC, o investidor conta com a garantia de R$ 250 mil por instituição financeira, respeitado o limite de R$ 1 milhão em um período de quatro anos por CPF (ou CPNJ). Após quatro anos, o teto é restabelecido.
  • Possibilidade de isenção do imposto de renda: Alguns títulos de renda fixa possuem a vantagem de serem isentos de imposto de renda. Dentre eles, podemos citar: LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio).
  • Liquidez diária: A liquidez está relacionada ao tempo de resgate do capital de cada investimento. Quando uma aplicação possui liquidez diária significa que o seu dinheiro pode ser resgatado no mesmo dia em que é solicitado. É o caso de alguns fundos de renda fixa e CDBs.

Renda Variável

blog-imagem-3.jpg

Os investimentos em renda variável são aqueles em que não é possível definir, ou mesmo estimar, qual será o ganho. Por esse motivo, costumam ser consideradas aplicações de maior risco, porém com possibilidade de melhor retorno também, em horizontes de médio ou longo prazo.

A renda variável possui alta volatilidade, pois as aplicações variam de acordo com as expectativas dos investidores em relação a alguns fatores, como:

  • Cenários econômico e político, nacional e internacional
  • Setor de atuação de determinada empresa
  • Ativos de determinada empresa

A renda variável pode viabilizar ganhos extraordinários para a sua carteira. Tenha em vista que, nesse tipo de renda, você possui possibilidade de maior retorno no mercado e de investir com alta liquidez.

Antes de tudo, é necessário definir seus objetivos e estudar sobre cada investimento  para que sua escolha não seja equivocada. Não existe certo ou errado na hora de aplicar – tudo está atrelado a seu perfil e suas metas.

Alguns exemplos de investimentos em renda variável são:

Quando o assunto são ações, você pode optar não apenas por investir por meio de fundos como também, diretamente, pelo home broker.

Home Broker: o home broker é uma plataforma de investimentos que viabiliza a realização de negociações de ações e outros ativos financeiros através da internet. Esse é o principal meio de acesso à Bolsa de Valores e, aqui na Órama, nós temos um sistema de home broker ágil e seguro para você realizar as suas aplicações.

Quais as vantagens de investir em renda variável?

  • Rentabilidade: Aplicar em renda variável é uma ótima forma de potencializar a sua carteira de investimentos. Os retornos esperados dessas aplicações, por serem mais arriscadas, são maiores do que os de renda fixa, num período de investimento mais longo.
  • Mercado propício: A taxa Selic, que é a referência para o pagamento de juros no Brasil, recuou de aproximadamente 15% para os atuais 6,5% ao ano. Para os investimentos de renda fixa, a redução da taxa é uma desvantagem, pois passam  a render menos. Por outro lado, a queda da taxa Selic tende a tornar o mercado de ações mais atraente.
  • Participação em grandes empresas: Ao investir em ações, o cliente se torna acionista da empresa,  proprietário de uma parcela dela, como um sócio. Essa opção dá ao investidor chances de lucratividade.
  • Alta liquidez: Assim como alguns investimentos de renda fixa, as ações também possuem uma boa liquidez. Muitas vezes, em dois ou três dias você já está com o seu dinheiro na conta novamente.  
  • Home Broker: Como citado acima, o home broker é o principal meio de acesso à Bolsa de Valores e funciona como uma plataforma para você mesmo gerir e negociar as suas ações, facilitando as transações.

Qual a diferença entre renda fixa e renda variável?

blog-imagem-2.jpg

Agora que já apontamos as características desses dois tipos de investimentos, é necessário ter em mente que você não precisa escolher entre um ou outro. Não são investimentos excludentes. São aplicações com características  diferentes, e você pode investir em ambas para rentabilizar melhor o seu dinheiro. Muitos investidores costumam utilizar a renda fixa como reserva para emergência ou colchão de segurança, investindo parte do capital em renda variável, nesse caso de olho numa maior lucratividade.

Vamos entender algumas das diferenças entre renda fixa e renda variável:

Renda Fixa:

  • Referência de retorno é o CDI
  • Baixa volatilidade
  • Possível garantia de cobertura pelo FGC
  • Mais indicado para perfis conservadores

Renda Variável:

  • Referência de retorno é o Ibovespa
  • Alto risco
  • Sem garantias
  • Mais indicado para perfis moderados e arrojados

Não tenha medo de diversificar as suas aplicações. Busque informações e escolha as melhores opções para as suas metas!

Se ainda ficou alguma dúvida pendente, não hesite em procurar nosso setor de Atendimento, acessar nosso site ou buscar em nosso conteúdo a solução para a sua pergunta.

Bons investimentos e até mais!

Compartilhe o post:

Posts Similares

5 Comentários

  1. Muito proveitoso as informações,aprendi muito com a ótima explanação do assunto

  2. Olá!
    Pretendo iniciar no mercado de investimentos e tenho uma pergunta:

    De acordo com o acima exposto, no caso de Renda Variável:
    Referência de retorno é o Ibovespa
    Alto risco
    Sem garantias
    Mais indicado para perfis moderados e arrojados.

    Sem garantias: Significa que posso perder meu dinheiro investido?
    Ou a perda é apenas o possível lucro ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *