Parecer da reforma da Previdência adiado e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL  

O Ibovespa fechou o pregão com recuo de 0,36%, aos 97.467 pontos.

O  parecer da reforma da Previdência, que deveria ser apresentado no domingo à noite a Rodrigo Maia, foi adiado para quinta-feira. O relator da proposta, Samuel Moreira, comentou que irá sugerir uma regra de transição alternativa e também que nesse parecer estará incluído o regime de capitalização, algo que tem gerado divergência entre o Congresso.

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, durante entrevista coletiva, afirmou que não orientou os procuradores da Operação Lava Jato. Sobre a troca de mensagens com membros da Lava Jato, ele disse que “juiz conversa com procuradores, juiz conversa com policial. Isso é absolutamente normal.” O porta-voz da Presidência anunciou que o presidente irá aguardar o retorno de ministro à Brasília para conversar pessoalmente. A princípio, essa conversa será hoje.  

A oposição já se uniu para impedir a tramitação dos projetos na Câmara. Até mesmo aliados emitiram críticas ao ministro da Justiça. O cronograma de votação de matérias de interesse do governo no Congresso poderá ser impactado.

Outro destaque do dia foi para o setor bancário. A notícia de que a equipe econômica do Governo estuda aumentar a tributação sobre os bancos para aumentar a arrecadação dos cofres públicos, impactou os preços das ações do segmento.

A projeção de crescimento do PIB voltou a cair, conforme Relatório Focus. A mediana do mercado foi reduzida de 1,13% para 1,00%. Do mesmo modo, a projeção da taxa de juros para o final de 2020 diminuiu de 7,25% para 7,00%.

O dólar avançou ligeiramente e foi negociado a R$ 3,89. Os juros se mantiveram estáveis.

INTERNACIONAL

Os mercados asiáticos fecharam em alta. As bolsas europeias avançaram e o índice Euro Stoxx 600 subiu 0,21%. Os índices acionários americanos também fecharam o dia em alta. O S&P 500 subiu 0,47%.

A notícia que o México se comprometeu a tomar medidas fortes para desacelerar a migração na fronteira do Sul, trouxe certa tranquilidade para os mercados. Caso o México não tivesse tomado essa providência, as tarifas comerciais estavam planejadas para incidir sobre os produtos exportados para os EUA nesta segunda-feira.

Trump em entrevista à CNBC, afirmou que irá impor novas tarifas contra a China, caso o presidente Xi Jinping não se reúna com ele durante o encontro dos líderes do G-20, que ocorrerá na próxima semana no Japão.

Na China, as exportações aumentaram 1,1% em maio, ante o mês anterior. Analistas estavam aguardando uma queda de 3,8%. As importações do país tiveram queda de 8,5% no ano, desempenho também mais suave do que o mercado aguardava.

O otimismo entre as pequenas empresas americanas avançou para o nível mais alto dos últimos sete meses, em maio. As companhias aumentaram os planos de investimentos, o que sugere que os empresários ainda estão confiantes com o crescimento econômico do país.

As bolsas sobem na Ásia e na Europa. Os futuros dos índices da bolsa de NY acompanham o movimento de alta.

Dólar R$  3,89 +0,21%
DI  Fut Jan/25 7,77%    +3 pbs
Ibovespa 97.467 pts -0,36%
S&P500 2.886 pts +0,47%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *