Copom iniciou a reunião que determinará a taxa Selic e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL  

O Ibovespa encerrou com valorização de 1,82%, a 99.404 pontos. O dólar recuou, negociado a R$ 3,86.

Destacaram-se as altas da Petrobras (1,53%) e da Vale (3,59%), impulsionadas pela valorização do petróleo e do minério de ferro, respectivamente.

A comissão especial na Câmara dos Deputados começou a discutir o relatório da reforma da Previdência. O relator Samuel Moreira afirmou que  o texto ainda poderá sofrer alterações, mas a estratégia é acelerar o processo para votar já na próxima semana.

Bolsonaro fez dois apelos à Câmara. O primeiro é que aprovem a proposta de reforma da Previdência da forma que foi enviada pelo governo ao Congresso e que não deixem morrer os decretos sobre armas editados por ele. Por maioria, o Senado votou pela derrubada do decreto presidencial que facilita o posse e porte de armas no país.

O Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou a reunião que determinará a taxa Selic, a taxa básica de juro da economia. A decisão sairá hoje no fim do dia e é esperado que a taxa seja mantida em 6,5% ao ano.

Hoje também, a Comissão de Constituição  e Justiça (CCJ) do Senado ouvirá o ministro Sérgio Moro prestar esclarecimentos sobre as mensagens trocadas com o procurador Deltan Dallagnol. O Senado aprovou o convite a este último, para também se explicar na comissão.

INTERNACIONAL

O índice Stoxx Europe 600 fechou em alta de 1,67%

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, deu indicação que poderá afrouxar a política monetária da zona do Euro, ou seja, reduzir ainda mais o juro, se a inflação não subir. Draghi sinalizou que nas próximas semanas vai deliberar sobre instrumentos para estimular a economia, ao contrário do que propôs recentemente.

As bolsas americanas também fecharam em alta. O S&P500 subiu 0,97% e o Nasdaq, 1,4%

Trump criticou a declaração de Draghi afirmando que a sinalização resultou manipulação desleal do euro, que caiu frente o dólar, “tornando injustamente mais fácil a competição deles com os EUA”. Em resposta, Draghi disse que o BCE não tem a taxa de câmbio como meta, mas, sim, induzir a inflação

Trump também escreveu em seu Twitter que teve uma “conversa muito boa”, com o presidente da China, Xi Jinping, e afirmou que os dois se reunirão paralelamente ao encontro do G-20, na próxima semana.

Os cinco principais candidatos para a liderança do partido conservador britânico se enfrentaram em debate num programa de televisão. O favorito, Boris Johnson, recusou reafirmar que está preparado para permitir que o Reino Unido deixe a União Europeia sem um acordo em outubro. Disse, no entanto, que é possível, dado o prazo. Apenas dois candidatos restarão na batalha.

Nesta manhã, as bolsas sobem na Ásia e na Europa e os futuros estão sem direção definida.

Dólar R$  3,860 -0,73%
DI  Fut Jan/25 7,52%    +0 pbs
Ibovespa 99.404 pts +1,82%
S&P500 2.917 pts +0,97%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *