STF nega a proposta de Gilmar Mendes e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL  

O Ibovespa encerrou com forte queda de 1,93%, mas ainda acima do patamar dos 100.000 pontos. A dúvida se o parecer da reforma da Previdência vai ou não ser votado na comissão especial ainda essa semana e as notícias vindas do exterior mexeram com os mercados. 

A reforma da Previdência entra pela 4ª sessão na comissão especial. Ainda há 45 deputados para se manifestarem sobre o texto apresentado pelo relator. A expectativa é que os discursos sejam concluídos ainda hoje para colocar o parecer em votação. 

E quando a incerteza está presente, o dólar avança. A moeda americana foi negociada a R$ 3,84. 

Foi confirmado que só haverá apreciação do texto da reforma fiscal na comissão especial na próxima segunda-feira, conforme o líder do DEM na Câmara, Elmar Nascimento. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu que a votação da reforma da Previdência na comissão especial ocorra o mais rápido possível, mas ressaltou que é importante uma última negociação com governadores antes da apresentação do complemento de voto do relator, Samuel Moreira.

O presidente Jair Bolsonaro decidiu recuar e revogou o decreto que flexibilizava o porte de armas. Segundo o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a decisão de revogar o decreto e os acertos para votações no Congresso ocorreram com a anuência tanto dos presidentes das duas casas legislativas, quanto do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

A Segunda Turma do STF, negou por maioria, a proposta do ministro Gilmar Mendes, para que o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, pudesse aguardar em liberdade o julgamento do habeas corpus que pede a suspeição do ex-juiz federal e ministro da Justiça e Segurança Pública,  Sérgio Moro.

INTERNACIONAL

As bolsas americanas registraram fortes quedas. O S&P500 recuou 0,95% e o Nasdaq desvalorizou 1,51%. Contribuíram para o movimento de vendas o pronunciamento do presidente do Fed e as tensões comerciais. 

O presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, afirmou em entrevista à TV Bloomberg que as condições econômicas atuais não asseguram um corte de meio ponto percentual nas taxas de juros já na reunião de julho. Na sequência, a declaração do presidente do Fed, Jerome Powell, reforçou a ideia de que a instituição deve adotar uma postura mais gradual do que a anteriormente aguardada por parte dos investidores

Há forte expectativa de que encontro, no fim da semana, entre o presidente Donald Trump e Xi Jinping, na reunião do G-20, no Japão, amenize as disputas entre as duas maiores economias do mundo.

Nesta manhã as bolsa na Ásia operam sem direção definida. Mas as bolsas na Europa e os futuros americanos operam com viés de alta, com a possibilidade de os EUA adiarem novas tarifas de importação sobre os produtos chineses, após comentário do Secretário do Tesouro Steven Mnuchin na CNBC. 

Dólar R$  3,848 +0,62%
DI  Fut Jan/25 7,31%     +8 pbs
Ibovespa 100.092 pts -1,93%
S&P500 2.917 pts -0,95%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *