Irã anuncia que descumpriu o acordo nuclear que tinha com diversas potências mundiais e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL  

O Ibovespa encerrou com alta de 0,37%. Enquanto algumas ações subiram acompanhando o movimento no exterior, após a trégua comercial entre China e EUA, anunciada no fim de semana, e pela alta do minério de ferro, outras se moveram na direção oposta como Petrobras e as ações do setor de bancos.

A Vale ON teve alta de 3.53%, enquanto a Petrobras ON recuou 0,33%.

A mediana das projeções de mercado para o crescimento da economia foi reduzida  pela 18ª vez, de 0,87% para 0,85%, de acordo com a Pesquisa semanal Focus, do Banco Central.

De acordo com o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz, a expectativa do governo é que é com a aprovação do tratado de livre comércio entre União Europeia e Mercosul, leve até 2,5 anos para serem aprovadas no Congressos dos blocos econômicos.

O presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência na Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), disse acreditar que a proposta será votada pelo colegiado nesta semana, mas alertou que sempre há o risco de adiamento, uma vez que ainda há pontos em negociação.

INTERNACIONAL

As bolsas ao redor do mundo fecharam em alta, estimuladas pelo bom humor internacional. O S&P500 registrou alta de 0,77% e o Nasdaq subiu 1,06%.

O petróleo fechou em alta após o anúncio de que a Opep e seus aliados irão estender o acordo de corte na produção. Os 14 países membros da Opep se reuniram nesta segunda e debateram maneiras para equilibrar o mercado global de petróleo. 

A China modificou uma lista de setores blindados ao investimento estrangeiro, aliviando algumas restrições depois de ter alcançado uma trégua comercial com os Estados Unidos. As mudanças entram em vigor em 30 de julho.

O Banco Central australiano cortou a taxa de juros em 0,25 pontos, para a mais baixa taxa histórica, 1%. O banco também cortou a taxa em junho. A autoridade monetária está preocupada com a desaceleração da economia chinesa, que é o seu maior parceiro comercial, e com enfraquecimento do mercado doméstico e redução nos gastos em consumo. O governo adicionou estímulo fiscal ao incentivo monetário, com cortes planejados em impostos sobre a renda.

Donald Trump se encontrou com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Após uma hora de reunião, anunciaram o compromisso de retomar as negociações nucleares. Trump afirmou que as sanções americanas contra a Coreia do Norte permanecem, “mas em algum ponto durante as negociações, coisas podem acontecer”.

O Irã anunciou que excedeu o limite para o estoque em urânio enriquecido, assim, descumprindo o acordo nuclear que tinha com diversas potências mundiais. Sob os termos do tratado, o Irã não poderia acumular mais do que 300 quilos do material. Dessa forma, o Irã retoma a linha dura e tenta ditar os termos do acordo. Os EUA deixaram o acordo no ano passado e impuseram sanções que deixaram a economia do país em ruínas. 

Nesta manhã, os mercados operam sem direção definida. O rendimento dos títulos da dívida italiana reverteu para negativo pela primeira vez em um ano. 

Dólar R$  3,8422 -0,19%
DI  Fut Jan/25 7,046%     -11 pbs
Ibovespa 101.339 pts +0,37%
S&P500 2.964 pts +0,77%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *