Melhores investimentos a curto prazo

Nem sempre podemos ou, até mesmo, não queremos esperar por muito tempo para resgatar aquele investimento. Mas isso não é desculpa para não investir e deixar seu dinheiro guardado embaixo do colchão, né?

Seu dinheiro pode render bem, seja qual for o tempo que ele ficar aplicado! Para isso, é preciso saber se organizar e encontrar o melhor investimento para você. 

Neste post, você vai entender como fazer seu dinheiro render no curto prazo, porque dinheiro parado é dinheiro perdido. Aqui você confere:

  • O que buscar em um investimento de curto prazo?
  • Quais os melhores investimentos a curto prazo?

Boa leitura!

O que buscar em um investimento de curto prazo?

Investimentos de curto prazo são considerados aqueles cujo resgate acontecerá em até dois anos.

Como em qualquer investimento, é essencial entender primeiro quais são seus objetivos, o quanto você pode investir e por quanto tempo esse dinheiro pode ficar aplicado. Para isso, é importante se planejar financeiramente!

 O principal ponto que deve ser levado em consideração ao escolher um investimento de curto prazo é uma boa liquidez. Ou seja, é importante que o investidor tenha acesso rápido ao dinheiro quando precisar. Outra questão para ficar atento na hora de escolher o melhor investimento, o mais adequado, são os baixos custos envolvidos. Dessa forma, os resultados serão maiores.

ANALU 2

Quais os melhores investimentos a curto prazo?

O melhor investimento para você talvez não seja o mesmo que é para um amigo, um parente, enfim, para outra pessoa. A escolha certa é aquela que se encaixa nos seus objetivos e necessidades: um investimento adequado ao seu perfil, faixa de renda e objetivos.

Nós separamos algumas opções de investimentos para que seu dinheiro renda em pouco tempo. Confira:

Órama DI

O fundo é classificado na nossa plataforma como Renda Fixa Tesouro Selic e tem como objetivo de seguir a variação CDI. 

A carteira do Fundo é composta somente por títulos públicos pós-fixados (Tesouro Selic), ou seja, papéis da dívida do governo. Podemos dizer que é um investimento de baixíssimo risco, pois o emissor, o Tesouro Nacional, possui a mais alta classificação da qualidade do crédito do país.

A liquidez é diária, os resgates são pagos no mesmo dia, quando solicitados dentro do horário limite do dia (13h). Além disso, as taxas e custos operacionais são zero.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic também é  recomendado para quem não quer correr nenhum tipo de risco na hora de investir. Por ser garantido pelo Governo Federal, pelo mesmo que o  é o investimento mais seguro do mercado.

É uma aplicação vantajosa para o curto prazo, mesmo com o desconto do Imposto de Renda e com a taxa Selic em queda. Seus rendimentos podem ser resgatados a qualquer momento, e sem tributação de IOF a partir do 30º dia.

LCI

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) têm seus rendimentos baseados na taxa de juros básica da economia. No Brasil, variam em função da Selic. Assim, é possível fazer uma previsão dos retornos desses produtos e, por isso, são considerados menos arriscados.

As LCIs são aplicações bastante atraentes, uma vez que são isentas de Imposto de Renda para pessoas físicas, independentemente do prazo de vencimento do papel. Junto a isso, têm garantia do Fundo Garantidor de Créditos, o FGC.

O indicador de remuneração, o prazo de vencimento e as condições de recompra são decididos pela instituição emissora. É importante destacar que o prazo mínimo de vencimento de uma LCI é de 90 dias. É preciso estar atento a esses pontos antes de investir em uma LCI.

LCA

As Letras de Crédito do Agronegócio, mais conhecidas como LCAs, são títulos privados atrelados a operações de crédito do agronegócio e com garantias em ativos reais, como café, soja, boi ou outra mercadoria.

O mais comum é encontrar Letras de Crédito do Agronegócio com prazos de vencimento. Assim como nas LCIs, o prazo mínimo também é de 90 dias nas LCAs. Entre as vantagens de se investir nesse ativo, a isenção de imposto de renda para pessoas físicas e a garantia do FGC são as principais.

CDB

CDB significa Certificado de Depósito Bancário. É um título privado de renda fixa, emitido por bancos. Trata-se de uma forma de captação de recursos, que essas instituições financeiras, os bancos, utilizam para financiar suas atividades. 

Deve-se respeitar os prazos de carência de cada CDB. Existem opções com liquidez diária, que permitem o resgate do dinheiro quando o investidor quiser, assim como opções com anos de carência. Nesse último caso, é como se o dinheiro ficasse “preso”. 

Você deve pagar uma alíquota de Imposto de Renda sobre qualquer CDB que adquirir, seguindo uma lógica regressiva: quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado, menor será o valor pago ao Fisco.

Além do IR, o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras – também pode incidir sobre o seu título. Mas isso só acontece se o seu dinheiro ficar aplicado por menos de 30 dias. Passado esse período, o investimento fica isento dessa taxa.

ANALU 1

Rendendo no curto prazo

Mais uma vez, vale lembrar: para investir e fazer seu dinheiro render no curto prazo, é importante entender quais são os seus objetivos. Só assim, saberá escolher a melhor opção de investimento para você! 

Acesse a plataforma da Órama e saiba mais sobre todos os nossos produtos. Se ficou com alguma dúvida, é só perguntar que a gente responde!

Bons Investimentos!

 

Um comentário em “Melhores investimentos a curto prazo

  1. Gostaria de saber qual o melhor investimento à curto prazo, com liquidez diária e livre de imposto. O meu objetivo seria investir uma quantia baixa e que eu pudesse resgatar somente o juros e não maos ficar sem dinheiro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s