Reforma da Previdência aprovada na Comissão Especial, recorde do Ibovespa e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 1º a 5 de julho*

Foi finalmente aprovado – após muitas idas e vindas e a interferência pessoal em algumas questões do presidente da República, Jair Bolsonaro – o texto base da Reforma da Previdência, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Com mais esse avanço da reforma no Legislativo, o Ibovespa fechou em pontuação recorde e a cotação do dólar recuou.

O texto original foi alterado. Ficaram de fora alguns pontos polêmicos, como o que propõe reduzir a idade mínima de aposentadoria dos policiais. Questões como essa – além da inclusão dos estados e municípios – serão discutidas durante a votação da proposta no plenário da Câmara, etapa prevista para a semana que vem, antes do recesso. Em dois turnos de votação, o texto precisa do apoio de 308 deputados para ser aprovado. O recesso parlamentar começa no dia 18 de julho.

No domingo, houve manifestações pelo país em apoio ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e à Operação Lava-Jato.

A Polícia Federal indiciou três assessores ligados ao ministro do Turismo, acusados no caso dos candidatos laranjas do PSL nas últimas eleições.

O ex-governador Sérgio Cabral admitiu que houve compra de votos e o pagamento de US$ 2 milhões para o Rio de Janeiro ser escolhido sede das Olimpíadas em 2016.

Na economia, destaque para os primeiros desdobramentos após o anúncio do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

Na UE, Christine Lagarde assumirá a presidência do Banco Central Europeu (BCE).

O governo do presidente americano, Donald Trump, foi notícia de relevo na imprensa mundial. Trump foi o primeiro presidente americano a pisar na Coreia do Norte.

A trégua na batalha comercial entre EUA e China deu certo alívio nas tensões globais, embora ainda haja incertezas nas questões tarifárias.

Em outra frente, porém, houve acirramento das tensões. Nesse caso, na questão nuclear, com o anúncio do Irã de que o país ultrapassou o limite para seu estoque de urânio enriquecido.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa registrou alta de 1,56% para a pontuação recorde de 103.621 pontos. O dólar recuou 0,71% para R$ 3,799, a menor cotação em mais de três meses.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 05/7, às 10h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *