Novas mensagens divulgadas entre Moro e procuradores e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL  

O Ibovespa encerrou com alta de 0,44%, renovando a máxima histórica de fechamento a 104.089 pontos. No acumulado da semana, o índice avançou 3%. 

O dólar reagiu aos dados do mercado de trabalho dos EUA e fechou cotado a R$3,82, no entanto, em patamar mais baixo do que fechou na semana passada. Os títulos do Tesouro de 10 anos foram negociados a 7,38% e a taxa dos contratos futuros com vencimento em 2025, que perdeu o patamar de 7% durante a semana, registrou 7,03% na sexta-feira. 

O principal fato da semana foi a aprovação do parecer da reforma na comissão especial, com o placar de 36 a 13 e economia estimada próxima a um trilhão. Estados e municípios ficaram de fora, mas, segundo Rodrigo Maia, a inclusão dos regimes inviabilizaria a aprovação, pois havia o risco de perder de 50 a 60 votos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, quer analisar o projeto da reforma de Previdência no plenário, na próxima terça-feira, e pretende finalizar a votação antes do início do recesso parlamentar, marcado para 18 de julho. 

Articulações políticas ocorreram durante o fim de semana na casa de Rodrigo Maia com os deputados e devem prosseguir pelo dia de hoje. 

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que já conseguiram em torno de 330 votos no plenário, sendo que são necessários 308 em dois turnos, e que não foi tratada situação de nenhuma categoria específica.  Disse ainda que o governo tratou apenas dos procedimentos técnicos para abrir as discussões na terça-feira e viabilizar a votação na quarta. Afirmou que já há consenso entre as bancadas para que seja mantido o texto aprovado na comissão especial.  Por fim, ressaltou que as mudanças são importantes para resgatar a confiança dos investidores e diminuir o desemprego.

Segundo Paulo Guedes, uma vez concluída a reforma da Previdência, o governo vai priorizar a mudança na estrutura tributária e no pacto federativo brasileiro. 

Novas mensagens trocadas pelo aplicativo de celular Telegram entre Moro e procuradores vieram à tona em reportagem da revista “Veja” em parceria com o site “The Intercept Brasil”. O ministro rebateu que não reconhece a autenticidade das mensagens “obtidas por meios criminosos e que podem ter sido adulteradas total ou parcialmente”.

Foi divulgada a  Pesquisa DataFolha e os resultados apontaram a consolidação da divisão política no Brasil. Dos entrevistados, 32% avaliaram o governo do presidente Jair Bolsonaro como  ótimo, 31% como regular e 33% como ruim ou péssimo. Apesar da queda na popularidade, o presidente novamente deu a entender que pretende estender seu mandato.

INTERNACIONAL

Os índices das principais bolsas ao redor do mundo recuaram e o dólar ganhou força após a divulgação dos dados do mercado de trabalho nos EUA e de encomendas industrial na Alemanha. O Stoxx Europe encolheu 0,7%. O MSCI Emerging  Markets caiu 0,5% e o S&P500 cedeu 0,18%

Com a criação de 224.000 vagas em junho, maior número em cinco meses e acima da média esperada pelo mercado, a expectativa de cortes mais ousados na taxa do  Fed foi diminuída. O rendimento dos títulos de 10 anos do Tesouro dos EUA andou 9 pontos bases, para 2,04%

O indicador de encomenda industrial na Alemanha  recuou 2,2% na margem em maio e 5,7% na base anual, ficando muito abaixo da expectativa de consenso, que era de recuo de apenas 0,30%. O dado, somado à perspectiva mais fraca de corte de juros nos EUA, reforçou a perspectiva de desaceleração econômica no continente. 

O governo argentino apresentou ontem ao Congresso sua proposta para o orçamento federal para 2020, que prevê uma forte recuperação da economia. No documento, se prevê queda de 0,8% do PIB neste ano e crescimento de 3,5% para 2020. 

Na Grécia, a insatisfação popular, o descontentamento com as políticas rígidas impostas pela UE e o desemprego de 18%, o maior da zona do euro,  levaram a oposição conservadora de volta ao poder. O fato aconteceu após quatro anos de governo de esquerda de Alexis Tsipras, do Syriza,  que perdeu a maioria dos assentos no Parlamento Europeu. O primeiro-ministro eleito, Kyriakos Mitsotakis (Nova Democracia),  prometeu mais investimentos e menos impostos. 

Parlamentares franceses da oposição, membros do partido republicano (LR), não concordaram com o tratado selado entre Mercosul e União Europeia, alegando que o acordo é contrário ao interesse nacional e temem pela situação dos agricultores do país. Classificaram como um erro econômico e horror ecológico em artigo de opinião publicado no jornal francês Le Parisien.

Nesta manhã, as bolsas na Ásia e na Europa operam em queda e o viés dos futuros da bolsas americanas também é negativo.

Dólar R$  3,8214   +0,55%
DI  Fut Jan/25 7,03%   +6 pbs
Ibovespa 104.089 pts +0,44%
S&P500 2.990 pts -0,18%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *