Reforma decide que mulheres poderão se aposentar após 35 de contribuição ao INSS e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL  

Depois de cinco sessões seguidas de altas, o Ibovespa recuou 0,63%. Uma realização de lucro já era esperada.  

No plenário da Câmara dos Deputados, a análise de emendas à reforma da Previdência, destacadas para serem votadas separadamente prosseguiu durante a sessão do dia e à noite os deputados votaram três emendas que alteram o texto-base aprovado em primeiro turno, na quarta-feira. 

Foi aprovada a emenda que suaviza as regras de aposentadoria dos policiais federais, rodoviários federais, legislativos, civis do Distrito Federal e agente penitenciários. Por 467 a 15, os deputados decidiram que os policiais homens poderão se aposentar aos 53 anos e as mulheres aos 52. Na proposta inicial, a idade era de 55 anos para ambos os sexos, 10 a menos do que os trabalhadores do setor privado. Os policiais também terão direito de se aposentar com benefício igual ao último salário. Foram definidas as regras de transição para os policiais na ativa. A emenda que beneficiou com os agentes de segurança foi aprovada por um acordo firmado entre o governo, a bancada da bala e representantes da categoria, após a pressão sobre o presidente Jair Bolsonaro de ter sido chamado de traidor pela categoria. 

Por 445 a 15, os deputados também aprovaram um destaque que reduz de 20 para 15 anos tempo mínimo de contribuição para homens do Regime Geral se aposentarem. A proposta foi apresentada pelo deputado do Alessandro Molon (PSB-RJ).

Outro destaque aprovado, que muda o texto-base, prevê regras diferenciadas para as mulheres. Com as mudanças, elas terão direito de se aposentar com 100% do benefício após 35 anos de contribuição ao INSS.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende indicar seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos e que aguarda uma resposta dele. 

Segundo avaliação da Moody’s, a aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados é um sinal positivo sobre a capacidade de o governo brasileiro avançar com a agenda de reformas

A Câmara dos Deputados vai tentar concluir hoje votação dos destaques que alteram o texto da reforma. Ainda há oito propostas a serem analisadas para que o texto seja votado em segundo turno.

INTERNACIONAL

Os índices americanos encerraram sem direção única. O S&P500 renovou sua máxima histórica com 0,23% de alta, enquanto o Nasdaq cedeu 0,08%.

O índice de preços do consumidor (CPI) dos EUA subiu 0,1% em relação ao mês anterior, valor acima do esperado pelo mercado. Essa alta na inflação enfraquece as perspectivas de um corte de juros de 50 pontos-base, que ontem tinha ganhado força com o depoimento do presidente do Banco Central Americano. 

Os integrantes do Banco Central Europeu (BCE) sinalizaram em sua última reunião de política monetária, realizada em junho, que consideram adotar novos estímulos na economia da zona do euro em breve. Isso ocorre diante de uma inflação fraca e um cenário global de crescentes incertezas.

As bolsas europeias fecharam em queda. Nesta amanhã operam sem direção definida, assim como na Ásia. Os futuros das bolsas de Nova Iorque apontam para um movimento positivo. 

Dólar R$  3,746   -0,01%
DI  Fut Jan/25 6,82%   -4 pbs
Ibovespa 105.146 pts -0,63%
S&P500 2.999 pts +0,23%

Fontes: Valor, Bloomberg, The Wall Street Journal, Reuters, The Economist, The Guardian, Sputnik

As informações contidas nesse material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *