Liberação do FGTS e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 15 a 19 de julho*

A notícia de que o governo vai liberar recursos do FGTS para tentar aquecer a economia do país foi um dos principais destaques da semana. A medida será detalhada ao longo da próxima semana.

Em maio, de acordo com o IBC-Br, indicador calculado pelo Banco Central, a economia brasileira avançou 0,54% em maio.

Na Argentina, onde ocorre a 54ª Cúpula do Mercosul, o ministro da Economia, Paulo Guedes, apoiou a possível inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência, através de uma PEC que tramita no Senado. Em agosto, a Câmara ainda vai votar a reforma em segundo turno, e depois o texto seguirá para o Senado. pib da china avança no 2 tri ao menor ritmo dos 27 anos

O Brasil assumirá a presidência rotativa do Mercosul, em um momento propício para se avançar no acordo fechado com a União Europeia. Entre os principais pontos discutidos na cúpula está também a revisão da Tarifa Externa Comum (TEC) no bloco regional. Foi anunciado ainda o fim da cobrança do roaming internacional entre os países integrantes.

Na Argentina, o presidente da República, Jair Bolsonaro, seguiu com a intenção de indicar seu filho Eduardo para a Embaixada de Washington. Bolsonaro afirmou que, além de vivência, seu filho também “frita hambúrguer”, reacendendo a polêmica da possível indicação.

Em outra frente, agora envolvendo o senador Flávio Bolsonaro, houve mais uma dose de polêmica: o ministro Dias Toffoli, do STF, suspendeu as investigações do Ministério Público do Rio sobre o filho do presidente. A decisão de Toffoli vale para outros casos de lavagem de dinheiro. Flávio é alvo de processo com base no Coaf, no caso que inclui Fabrício Queiroz. 

A Vale fechou um acordo para indenizar as famílias dos mortos na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

No exterior, holofotes no menor crescimento econômico da China – no ritmo mais lento em três décadas. Em meio às tensões comerciais com os Estados Unidos, o país oriental cresceu 6,2% no segundo trimestre.

Nos Estados Unidos, além de novas sinalizações para cortes nos juros, repercutiu bastante a resolução na Câmara contra declarações racistas do presidente americano, Donald Trump. Pelo Twitter, Trump falou para quatro parlamentares americanas ‘de cor’ voltarem aos países “de origem”. 

Durante a semana, foi protocolado o primeiro pedido oficial de impeachment contra Trump. 

Os EUA enfrentam ainda tensão com o Irã, que apreendeu um petroleiro estrangeiro sob alegação de contrabando.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,83%, aos 104.717 pontos. O dólar, por sua vez, encerrou o dia em queda de 0,87%, cotado a R$ 3,727.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 19/7, às 9h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *