Entrevista com Lidia Pessoa, organizadora do evento Startup Weekend Women

Compartilhe o post:

Na última terça feira, 23/07, rolou o Bootcamp do Startup Weekend Women, e é claro que a nossa equipe esteve presente para prestigiar essa iniciativa tão bacana! O evento acontece neste final de semana!

Aproveitamos esse momento para entrevistar a Lidia Pessoa, organizadora do evento e entender melhor sobre o projeto. Confere aí o resultado!

Equipe Órama: Lidia, de onde veio a ideia do projeto?

Lidia Pessoa: O Startup Weekend é um evento global da Techstars, uma incubadora que fica no Vale do Silício. O Startup Weekend é um evento feito por voluntários, que acontece no mundo todo da mesma forma. Ele ensina a jornada empreendedora desde a ideia até a startup. 

Equipe Órama: E já faz tempo que ele veio para o Brasil?

Lidia Pessoa: Já tem tempo! O projeto nasceu em 2007 no EUA e está no Brasil desde 2010. Ele acontece em vários estados do Brasil, incluindo cidades do interior, porque basta ter um grupo de voluntários para fazer, só isso! E funciona por isso, é tudo voluntário. E, para trabalhar no projeto, é obrigatório já ter participado do evento anteriormente, justamente porque você sente o impacto que aquilo teve na sua vida e isso te motiva a produzir. 

Assim como o Startup Weekend foi um divisor de águas na minha vida pessoal, eu quero ajudar outras pessoas a passarem por isso também. Isso que a gente faz e por isso que funciona no mundo inteiro! 

Equipe Órama: E sobre a edição Women, essa é a primeira ou já tiveram outras? 

Lidia Pessoa: Não, já tiveram outras. São Paulo teve a primeira edição agora no mês passado, que foi a Women Youth, para meninas jovens. O Youth já é uma vertical que nós fazemos, que é para o pessoal de 13 à 17 anos. Agora, pela primeira vez no mundo, nós fizemos essa edição só para meninas e foi muito legal. 

A primeira que eu produzi foi em setembro do ano passado. Eu participei em abril, em São Paulo, e vim no Rio para produzir agora. 

Equipe Órama: Legal! E está valendo a pena?

Lidia Pessoa: Sim, a gente já produziu quatro desde então. 

Equipe Órama: E quais são suas expectativas para essa nova edição que vai acontecer agora?

Lidia Pessoa: Eu nunca participei como produtora da edição Women, mas eu acho que essa é uma edição bem especial, porque o nosso objetivo, na verdade, é não precisar mais ter esse tipo de edição. Nós queremos que os Startup Weekend sejam 50% homens, 50% mulheres, mas a média, hoje em dia, é de apenas 35% mulheres. Por isso, a gente quer tornar essa vertente Women uma porta de entrada para que mais mulheres possam ter acesso à tecnologia, ao empreendedorismo, a essa jornada, e que a gente consiga, cada vez mais, mulheres na liderança, cuidando da sua vida, sendo empreendedoras. 

Equipe Órama: Não só na área de tecnologia, mas em empresas no geral, certo?

Lidia Pessoa: A gente fala que é muito mudança de mindset. Nosso objetivo é que as pessoas entendam que, se elas tem uma ideia e uma metodologia, elas conseguem tirar essa ideia do papel. O Startup Weekend é uma porta de entrada para o empreendedorismo e pra essa mudança de mindset. Não apenas para quem tem um negócio, mas para quem quer pensar diferentes formas de resolver problemas. 

Equipe Órama: A edição Women teve uma boa recepção pelo público? Os ingressos no site estavam quase totalmente esgotados. Até eu fiquei com vontade de participar, mas já tinha esgotado tudo!

Lidia Pessoa: É um evento que normalmente atrai bastante. Mas vão ter outr em breve.

Equipe Órama: E o legal é que a galera que participou antes, volta para participar de novo e já chega aqui com uma outra cabeça para ajudar a galera que está começando agora no evento.

Lidia Pessoa: Sim! Isso é bem legal. E também tem os mentores, que são pessoas incríveis. São pessoas que têm um conhecimento enorme, com vivências, startups, cargos altos. 

Equipe Órama: E como eles são escolhidos? Pela vivência deles no mercado?  

Lidia Pessoa: Sim, a gente tenta pegar vários tipos de expertises diferentes para ter um time complementar. 

Equipe Órama: São quantos mentores?

Lidia Pessoa: Doze mentores e quatro jurados. Os mentores acompanham os grupos desde o início do evento e vão ajudando na evolução, dúvidas e barreiras. Já os jurados chegam só para escolher qual o melhor projeto, sem participar do processo.

Equipe Órama: Os mentores e jurados são só mulheres? Já que o evento abrange 25% do público masculino também. 

Lidia Pessoa: Não, teremos um jurado homem e três mentores homens também. 

Equipe Órama: Entendi. Muita boa sorte no evento Lídia, que seja um sucesso!

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *