Startup Weekend Women (26 a 28 de julho)

Compartilhe o post:

Se você é mulher, já deve ter sentido aquela insegurança de ter que passar sozinha por uma rua deserta, cedinho pela manhã, no caminho para o trabalho. Ou na saída da faculdade, tarde da noite. Quem nunca desejou que houvesse, pelo menos, uma amiga ao lado, nessas horas? Pensando nisso, jovens empreendedoras criaram um aplicativo que, com base em localizações geográficas e rotas em comum, faz uma espécie de “match” entre os usuários.

Gostou? Quer saber mais? Pois vamos contar aqui como foram geradas essa e outras ideias incríveis, frutos de um projeto igualmente encantador que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro.

No último fim de semana de julho, rolou o evento Startup Weekend Women, uma vertente voltada para o público feminino do projeto Startup Weekend, da Techstar. Para que o objetivo principal do projeto, o de fomentar a entrada das mulheres no ecossistema de startups, fosse atingido, ficou estabelecido pela produção do evento que apenas 25% dos participantes poderiam ser homens.

A Órama marcou presença através da nossa head de Marketing, Cristiane Bellotti, uma das mentoras do evento, e da nossa head de Projetos, Claudia Matsushita, que atuou como jurada.

O evento, direcionado para mulheres com ideias transformadoras, empreendedoras, designers, programadoras e estrategistas, contou com uma imersão total de 85 participantes, que tiveram a orientação de 12 mentores e 4 jurados.

Equipes, ideias e mãos à obra

Na sexta-feira à noite, dia 26 de julho, aconteceu a primeira reunião dos participantes para debater ideias e montar as equipes que trabalhariam juntas ao longo de todo o final de semana.

No total, 54 ideias foram apresentadas pelos participantes, que tiveram 30 segundos para apresentar seus projetos aos mentores. Foram selecionadas 13 ideias que, então, seriam desenvolvidas por 13 grupos – formados ali na hora.

No sábado, dia 27 de julho, os grupos deram sequência às etapas para a realização da jornada Zero to Hero. Era preciso entender quais os principais problemas das startups idealizadas e buscar soluções reais. Para isso, foram às ruas realizar pesquisa de campo diretamente com seu público alvo. A partir dessa etapa, algumas ideias foram ficando pra trás e outras acabaram sendo geradas.

Durante todo o processo, houve não só a orientação dos 12 mentores presentes, que possuíam diferentes habilidades, mas também palestras e workshops interativos. No sábado, 27 de julho, foram realizados workshops de validação, MVP e pitch, para a apresentação dos projetos, com duração de 4 minutos por grupo. No final do último dia de imersão, as ideias foram expostas aos jurados, e 3 startups foram escolhidas como as melhores!

Manicures, viagens e companhia no trajeto

Em terceiro lugar, ficou o aplicativo Going Now, idealizado para que o cliente possa encontrar uma manicure cadastrada e fazer a unha em qualquer lugar. Para o trabalho de campo desse projeto, o grupo foi até a Mureta da Urca, no Rio de Janeiro, para tentar “vender sua ideia”. Nossa colaboradora Thais Véras fez parte desse grupo. Dá uma olhada nas carinhas de felicidade da foto!

3 grupo.JPG

Em segundo lugar, ficou o grupo Wibes, que criou um aplicativo para mulheres encontrarem outras mulheres que estiverem viajando para o mesmo local, com interesse de dividir um quarto de hotel. Uma ideia super engajada e mais econômica para mulheres viajantes!

2 grupo.JPG

Em primeiro lugar, ficou o aplicativo Mana, que tem como objetivo principal encontrar mulheres que estão próximas geograficamente e fazem uma rota em comum, para que não tenham mais que passar pelo desconforto de andar sozinhas, em situações de perigo. Espia só essa equipe incrível:

1 grupo.JPG

Além do #top3, veja abaixo a lista das outras ideias do evento:

The closet – aplicativo de inteligência artificial que visa identificar as medidas corporais das pessoas e oferecer roupas com bom caimento.

Easy doc – aplicativo para facilitar o agendamento de consultas médicas.

Deu vest – marketplace de costureiras.

Collect – contratação de coletores de lixo na praia por empresas patrocinadoras. Essa ideia ganhou o prêmio de Menção Honrosa dado pelos mentores do evento.

Vem chefia – QR Code para facilitar o atendimento dos garçons nos restaurantes.

Locker Point – armário para guardar os pertences na praia.

Cola comigo – ferramenta para conectar jovens da periferia a mentores que os ajudarão na orientação profissional.

Pra que fila – aplicativo de forma de pagamento que diminui a fila para a pessoa comprar comida e bebida em estádio.

Go-to – aplicativo que permite contratar um guia para experiências locais quando a pessoa estiver viajando.

Misturae – aplicativo que gera receitas a partir dos ingredientes que o usuário tem na geladeira.

Para fechar com chave de ouro o final de semana de muita vivência, mão na massa e aprendizado, não poderia faltar muito chopp e pizza para a galera!

A Órama está muito feliz de ter tido a oportunidade de participar de uma iniciativa tão inovadora, inclusiva e empoderada para com as mulheres e o mercado no geral. Esperamos ansiosamente pelas próximas edições e torcemos para o sucesso de todos os participantes!

Até a próxima,

Equipe Órama.

Compartilhe o post:

Posts Similares

1 Comentário

  1. São muito boas as idéias para auxiliar as pessoas, pratico, rápido, sem burocrácia que muitas vezes atrapalham o bom funcionamento ou andamento das coisas, segurança. É isso,taí gostei. Excelente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *