Câmara aprova nova Lei de Abuso de Autoridade e últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

Com a tensão do cenário internacional ainda em pauta, o Ibovespa terminou o pregão em baixa de 1,20%, aos 99.057 pontos. O dólar caiu 1,21%, aos R$ 3,9896. e os contratos futuros de DI janeiro/2025 recuaram pouco, quase na estabilidade, a 6,94%

O calendário de tramitação da reforma da Previdência no Senado foi ajustado. A data para que o texto seja votado em 2º turno foi atrasada em 8 dias. A matéria deve estar pronta para ir à sanção presidencial em 10 de outubro. (Poder 360)

A Câmara aprovou, na noite de quarta-feira, um projeto de lei que estipula novas regras para definir o que é abuso de autoridade e como essa prática deve ser punida. O projeto, que já havia sido aprovado no Senado em abril de 2017, segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro, que tem o poder de vetar o texto parcial ou integralmente. (Nexo) A #VETABOLSONARO foi tranding topic no Twitter com quase 190 mil tweets.

Durante palestra na 20° Conferência Anual Santander em São Paulo, o ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que se a chapa da ex-presidente Cristina Kirchner vencer na Argentina e decidir fechar a economia do país, que o Brasil sai do Mercosul. ““Se a Kirchner quiser fechar? Se quiser fechar, a gente sai do Mercosul. E se quiser abrir? Então vou dizer bem-vinda moça, senta aí” (Poder 360)

A Anajure é a Associação Nacional de Juristas Evangélicos e foi fundada pela ministra Damares Alves em 2012. Hoje contam com cerca de 700 membros e entre os objetivos está o de “defender as liberdades civis fundamentais”, o de “constituir-se como uma entidade de auxílio e defesa administrativa e jurisdicional das igrejas e denominações evangélicas, em especial, nos casos de violação dos direitos fundamentais de liberdade religiosa e de expressão”. Um dos juristas que participou de eventos dessa Associação foi o Ministro Sérgio Moro. (El País)

Um Decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro Paulo Guedes, foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União e reduziu as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para videogames, acessórios dos consoles e suas partes. (Poder 360)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Mesmo com as declarações polêmicas de Trump, que jogaram mais lenha nas tensões com a China, o S&P 500 subiu 0,25%, para 2.847,60 pontos, sustentado por ações defensivas, em especial, de consumo básico, serviços de utilidade pública e do mercado imobiliário.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que “tem ZERO dúvidas” de que o presidente chinês, Xi Jinping, poderia acabar com a agitação em Hong Kong se encontrar pessoalmente com os manifestantes. (Twitter)

Em resposta a essa mensagem, o Ministério do Exterior da China manifestou em nota pedindo que os EUA não venham a interferir em questões domésticas da China. (Valor)

No aniversario de 45 anos de relação diplomática entre China e Brasil, os presidentes Jair Bolsonaro e XI Jinping trocaram mensagens destacando o papel das boas relações entre os países em desenvolvimento e que os laços comerciais e de investimentos trazem benefícios mútuos. (Xinhua)

Nesta manhã, último dia de uma semana de alta volatilidade, as bolsas operam em alta na Ásia e na Europa. Os futuros das bolsas de Wall Street avançam 1%.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar Comercial R$ 3,9896 -1,21%
DI  Fut Jan/25 6,94% -1 bps
Ibovespa99 99.057 pts -1,20%
S&P500 2.847 pts 0,25%

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *