Administração Trump sinaliza progresso comercial com a China e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

O Ibovespa caiu 0,34%, fechando a 99.468 pontos e o dólar encerrou cotado a R$ 4,07. Esses movimentos podem ser reflexos da preocupação com os diagnósticos de recessão global e os eventos recentes de Argentina, que estão deixando os investidores mais avessos aos emergentes e que provocou uma saída de recursos.

Até a última quinta-feira (15), 1.029 cidades – 18,5% do total – ainda não haviam entregado a matriz de saldos contábeis (MSC) para o Tesouro Nacional fazer os relatórios e demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso significa que todos essas prefeituras estão sujeitas ao bloqueio de transferências voluntárias da União.(Valor)

A FGV realizou uma pesquisa intitulada: A Escalada da Desigualdade – Qual foi o Impacto da Crise sobre Distribuição de Renda e Pobreza ? Com dados da Pnad Contínua, o economista Marcelo Neri, que conduziu o estudo, detectou que comparando cada trimestre com o mesmo período do ano anterior, a desigualdade cresceu no Brasil por 17 trimestres consecutivos, entre o segundo trimestre de 2015 e o segundo trimestre de 2019.

Apesar da recente diminuição da Taxa Selic pelo Banco Central para 6,0% o juro do cheque especial continua no maior patamar em 25 anos Em junho, a taxa média estava em 322,23% ao ano. (Valor)

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard estima que 44,5 milhões de profissionais dos setores formal e informal, ou 53% da força de trabalho do Brasil, estão em ocupações com 70% de chance ou mais de serem automatizadas nas próximas décadas. (O Globo)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

As bolsas subiram após a administração Trump sinalizar que as negociações comerciais com a China estão progredindo e especulação de que os bancos centrais vão lançar mão de mais estímulos às suas economias. O S&P500 subiu 1,20% para 2.924. Na Europa, Stoxx Europe 600 subiu 1,1% e o MSCI Asia Pacific alta de 0,9%

O secretário de Comércio americano, Wilbur Ross, disse que os Estados Unidos vão estender por mais 90 dias as isenções de tarifas para proteger as redes rurais e outros clientes americanos que fazem negócios com a gigante de tecnologia chinesa Huawei. (Bloomberg)

Em Hong Kong, os protestos de final de semana continuam.

Após o presidente Donald Trump confirmar a ideia de que seria “estrategicamente interessante” comprar a Groenlândia da Dinamarca, a primeira-ministra do país escandinavo, Mette Frederiksen, afirmou nesta segunda-feira (19) que a Groenlândia não está à venda e que é “absurda” a discussão provocada pelo presidente dos EUA, (Poder 360)

Os mercados estão sem direção definida nesta manhã, na Ásia e na Europa. Os contratos futuros dos índices de ações de Wall Street estão de lado.

Amanhã sai a ata do Fed e, na sexta, o presidente do Banco Central dos EUA, Jerome Powell, fala na conferência anual de Jackson Hole. Os mercados aguardam ansiosamente por novas informações sobre os próximos passos da autoridade monetária americana.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar Comercial R$ 4,07 +1,72%
DI  Fut Jan/25 6,95% +7 bp
Ibovespa 99.468 pts -0,34%
S&P500 2.923 pts 1,2%

ÓRAMA NAS MÍDIAS

O economista da Órama, Prof. Alexandre Espírito Santo vem acalmar o leitor que se assustou com o aumento da volatilidade da semana passada. Em sua coluna semanal, ele identifica aquilo que devemos acompanhar de perto, mas sem alarmismo. (Valor Investe)

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *