Produção industrial recua 0,3% em julho e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

O cenário externo no hemisfério norte, mais uma vez, impactou as bolsas pelo mundo. O registro de dados fracos da produção industrial nos EUA pode se somar ao fato de ontem não ter havido pregão em NY. Na Europa, o Brexit ganhou mais um capítulo com a perda da maioria do Boris Johnson no Parlamento. O S&P 500 fechou em queda de 0,69%, aos 2.906 pontos. No Brasil, o Ibovespa recuou 0,94%, aos 99.680 pontos. O dólar teve leve alta de 0,06%, terminando o pregão negociado a R$ 4,1796. O futuro de juros de longo prazo medido pelo DI para janeiro/2025 teve queda, indo de 7,18% para 7,07%. 

Na contramão das expectativas do mercado, a produção do setor industrial recuou 0,3% em julho na comparação com junho, com ajuste sazonal, da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mediana das estimativas de 22 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data era de alta de 0,6%, com apenas o Itaú apostando em queda, de 0,3%. Na comparação ano contra ano, a produção recuou 2,5%. (Valor)

Jair Bolsonaro disse ontem que deve vetar quase 20 pontos, e não apenas 9, da lei de abuso da autoridade. O presidente tem até a próxima quinta-feira (05/09) para anunciar a decisão. Em caso de veto, o texto volta para análise do Congresso Nacional, que pode manter ou derrubar os vetos presidenciais. (Poder 360)

O Grupo de Atuação Especializada e Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco/MPRJ) deflagrou a operação Secretum Domus com o objetivo de investigar um possível superfaturamento em contratos celebrados entre a Prefeitura de Campos (RJ) e a construtora Odebrecht para construção de casas populares. Como resultado da operação, cinco pessoas foram presas, entre eles os ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, que é encarcerado pela quarta vez, e sua esposa Rosinha Garotinho, que passa pela prisão pela segunda vez. (G1)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Com o acirramento da Guerra Comercial e o PMI recuando nos EUA, o S&P 500 fechou em queda de 0,69% aos 2.906 pontos.

A atividade industrial nos EUA contraiu inesperadamente em agosto. Pela primeira vez em três anos, segundo os dados do Institute for Supply Management, o índice de gerentes de compras (PMI) caiu para 49,1 em agosto, mais fraco do que todas as previsões dos economistas consultados pela Bloomberg. Os números abaixo de 50 sinalizam que a produção industrial está em contração. (Bloomberg)

Na Europa, o cenário do PMI é ainda mais negativo, o índice registrou 47,0 em agosto. Já na China, a situação se inverte. No mesmo mês, a atividade no setor manufatureiro recuperou-se indo para 50,4, o melhor nível em cinco meses segundo a pesquisa Caixin/Markit, divulgada na segunda. (Valor)

Pelo Twitter, Donald Trump acusa a China de estar adiando as negociações por querer negociar com uma próxima administração, já que em 2020 teremos eleições nos EUA, O presidente americano, contundentemente, afirma que ele mesmo será reconduzido ao cargo e que um acordo nessa situação seria muito mais difícil.

Ontem o Parlamento britânico foi palco de um dia histórico de confrontos, diante da tentativa de parte dos parlamentares – de partidos diversos, incluindo alguns correligionários do premiê Boris Johnson – de tomar o controle legislativo da Câmara dos Comuns. O objetivo dos parlamentares é votar uma moção que impeça o chamado Brexit sem acordo. Em um significativo revés para Johnson, o parlamentar Philip Lee anunciou a sua saída do Partido Conservador, mudando literalmente de lado no Parlamento. Na prática, o primeiro ministro perdeu a apertada maioria que tinha na Câmara dos Comuns e o resultado pode ser, em última instância, a convocação de novas eleições no Reino Unido. (BBC)

A Argentina é, hoje, o nosso terceiro parceiro comercial e o primeiro da região, sendo a maior compradora dos produtos manufaturados brasileiros. A crise no país vizinho já se fez sentir também aqui no Brasil. Entre janeiro e julho, as exportações brasileiras para a Argentina despencaram 40% em relação ao mesmo período de 2018, recuando de 9,9 bilhões de dólares para 5,9 bilhões. Segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), neste ano a previsão é de déficit comercial com os argentinos, algo que não ocorria desde 2003. (El País

Em Hong Kong, as ações avançaram, nesta manhã, com o índice Hang Seng registrando alta de 3,90%, após a líder Carrie Lam anunciar a remoção do controverso projeto de lei de extradição, que despertou várias semanas de protestos. Na Europa, as ações avançam e os futuros dos índices americanos são negociados com altas próximas a 1%. 

RESUMO DOS MERCADOS

Dólar Comercial R$ 4,1796 -0,06
DI Fut Jan/25 7,07% -11 bps
Ibovespa  99.680 pts -0,94%
S&P 500 2.906 pts -0,69%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.

 

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *