Substituição do IOF e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

O alívio nas tensões da Guerra Comercial, com a perspectiva da China ceder em determinados temas de um possível acordo em outubro, impulsionou os papéis de commodities no Brasil. Contudo, a expectativa da reunião do BCE no dia 12 também influenciou os mercados, que tiveram um dia com resultados modestos. O Ibovespa encerrou praticamente estável, com leve queda de 0,14%, aos 103.032 pontos. No fim do pregão, o dólar era negociado a R$ 4,0947, uma queda de 0,09%. O DI para janeiro de 2025, que chegou a 7,07% na máxima do dia, fechou a 7,01%.

Na tentativa de substituir gradativamente o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a contribuição patronal sobre a folha de pagamento e a contribuição social sobre lucro líquido, o governo estaria planejando uma nova estratégia. O secretário especial adjunto da Receita Federal, Marcelo de Sousa Silva, disse que o governo planeja uma taxa de 0,4% para quem efetuar saques e depósitos em dinheiro e uma de 0,2% para pagamentos no débito e em crédito financeiro. (Poder 360)

O filho do Presidente e vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, disse pelo Twitter que “Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… e se isso acontecer”. Sobre o comentário de Carlos, Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, alertou: “Declaração que não cabe em país democrático” (Poder 360). Hamilton Mourão, que no momento é o presidente em exercício, também comentou sobre a fala de Carlos afirmando que democracia é “Fundamental, são pilares da civilização ocidental. Vou repetir para você: pacto de gerações, democracia, capitalismo e sociedade civil forte. Sem isso, a civilização ocidental não existe” (Valor)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

As bolsas americanas mais uma vez tiveram um pregão sem direção única na terça-feira (10/09), pressionados por um lado pela perspectiva mais fraca de estímulos monetários, mas impulsionados por outro pela aparente melhora das relações comerciais entre os Estados Unidos e a China. O S&P 500 teve leve alta de 0,03%, a 2.979,39

Uma fonte anônima do South China Morning Post disse que a China estaria disposta a comprar mais produtos agrícolas dos EUA na esperança de um acordo sobre a disputa comercial. O acordo deve ser apresentado quando o Vice-Primeiro Ministro Liu He se encontrar com os representantes do lado americano em outubro. A fonte ainda disse que a China também poderia oferecer mais acesso ao mercado, melhor proteção à propriedade intelectual e reduzir o excesso de capacidade industrial, mas estaria mais relutante em comprometer subsídios, política industrial e reforma de empresas estatais, assegurando também que o banimento da Huawei fosse revisto. (South China Morning Post)

O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, foi destituído por Donald Trump pelo Twitter nesta terça-feira. Bolton é o terceiro conselheiro de Segurança Nacional a ser retirado do cargo. Trump anunciou que “discordava profundamente de muitas de suas propostas, assim como outros membros da Administração”. O ex-conselheiro possuía uma postura cética acerca de negociações com o Taliban, Coreia do Norte, Irã e Venezuela. (El País

China e Argentina anunciaram que o país asiático permitirá a importação de ração animal de soja da Argentina pela primeira vez. Esse acordo ligará o maior exportador mundial de ração ao maior consumidor global. A Argentina, que há anos tentava entrar no mercado chinês, conseguiu neste momento de guerra comercial no qual a China está buscando diversificar os seus fornecedores. (Reuters)

Na semana da reunião do Banco Central Europeu, o Fundo Monetário Internacional (FMI) se manifestou que a Alemanha não deve esperar um choque econômico antes de afrouxar as restrições aos gastos públicos, argumentando que o país deve enfrentar os desafios estruturais agora. Esses comentários foram feitos depois que o ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, disse na terça-feira que a Alemanha está pronta com “muitos bilhões” se a economia entrar em recessão, mas que manterá um orçamento equilibrado. (Bloomberg)

Hoje as ações asiáticas aumentaram os ganhos, e os futuros dos EUA avançaram após o tweet do Editor Chefe do Global Time Hu Xijin, que afirmou que a China implementará medidas importantes para amortecer os impactos negativos da guerra comercial.

RESUMO DOS MERCADOS

Dólar Comercial R$ 4,0947 -0,09%
DI Fut Jan/25 7,01% 3 bps
Ibovespa 103.032 pts -0,14%
S&P 500 2.979 pts 0,03%

ÓRAMA NA MÍDIA

Quem bate um papo sobre Fundos Imobiliários com a Sandra Blanco, nossa estrategista-chefe, é o Professor Marcos Baroni, especialista da Suno Research! Confira:

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *