Os desafios de uma “nova CPMF” sem Marcos Cintra e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

O anúncio do BCE na direção de aumentar os estímulos à economia favorece os ativos de maior risco. O Ibovespa, quinta-feira (12/09), subiu 0,89%, para 104.371 pontos. O dólar encerrou o pregão em queda de 0,13%, aos R$ 4,0602. E seguindo a onda lá fora, os juros futuros no Brasil também fecharam em queda. O DI para janeiro de 2025 passou de 7,00% para 6,95%.

Na economia, o IBGE divulgou ontem os dados do setor de serviços. O avanço foi de 0,8% em julho na comparação com junho, o que representa a melhor taxa neste tipo de comparação desde dezembro de 2018. No acumulado de 2019, o volume expandiu 0,8% em relação ao mesmo período de do ano passado, (Poder 360

Com a demissão do Marcos Cintra da secretaria especial da Receita Federal, a equipe econômica do governo passa a ter mais desafios com o desgaste político de uma “nova CPMF”. O ministro da Economia, Paulo Guedes, que apostava na tributação sobre transações financeiras, precisa de alternativas para alcançar os objetivos da reforma tributária, que é simplificar, desburocratizar, cortar privilégios, desonerando a folha salarial e ao mesmo tempo tentando evitar a perda de empregos formais. (Valor)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Com a nova redução das tensões com a China e o anúncio dos estímulos monetários pelo BCE, os índices acionários em Nova York fecharam em alta na quinta. O S&P 500 subiu 0,29% no dia, a 3.009,57 pontos.

O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, enfrentou resistência dos representantes de Bancos Centrais de importantes economias da Zona do Euro. A revolta sem precedentes ocorreu durante uma reunião conturbada, na qual, François Villeroy de Galhau,  do Banco da França, se juntou aos seu par holandês Klaas Knot e o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann, pressionando contra a retomada imediata das compras de títulos. Apesar do desacordo, Draghi apresentou a decisão de relançar o QE. Não houve votação sobre o assunto, em consonância com a prática típica do BCE. (Bloomberg)

Em um relatório que o governo britânico publicou na quarta (11/09), o cenário de um Brexit sem acordo foi exposto com episódios de escassez de combustível e medicamentos, longos congestionamentos em portos e alta dos preços dos alimentos. O governo do premiê Boris Johnson  assumiu o poder com o discurso de que tirará o Reino Unido da UE, com ou sem um acordo, vinha se negando a divulgar o estudo . (Valor)

Nesta manhã de sexta-feira, os índices acionários da Ásia fecharam em alta, e na Europa estavam todos registrando ganhos, à exceção do índice de bolsa de Londres, que operava em leve queda. Os futuros americanos também registravam viés positivo.

Dólar Comercial  R$ 4,0602 – 0,13%
DI Fut Jan/25 6,95% – 5 bps
Ibovespa 104.371 pts – 0,89%
S&P 500 3.010 pts – 0,29%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *