PMI da zona do euro cai para 50,4 pontos em setembro e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

As incertezas sobre o crescimento global e a espera pela reforma da Previdência aqui no Brasil pautaram um pregão com baixo giro financeiro. O Ibovespa recuou 0,17%, a 104.637 pontos. O dólar comercial, no final do dia, era vendido por R$ 4,1714, o que representa um alta de 0,43%. No mercado do juros, o contrato de DI e 2025 foi de 6,70% para 6,74%.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convocou às pressas para esta terça-feira (24/09) uma sessão do Congresso para analisar vetos presidenciais ao projeto de lei de abuso de autoridade. Com isso, o cronograma da reforma da Previdência será afetado. O relatório apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) será votado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e deveria ir ao plenário no mesmo dia. Mas agora, o 1º turno de votação ficará para a quarta- feira (25/09). (Poder 360)

Com o objetivo de acabar com o excesso de judicialização entre concessionárias e poder concedente, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (23/09) o decreto sobre a arbitragem para dirimir litígios que envolvam a administração pública federal nos setores portuário e de transporte rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroportuário. As câmaras arbitrais possuem maior agilidade para resolução de controvérsias, levando em média 24 meses na comparação com processos judiciais que chegam a durar 10 anos. Essa medida visa atrair mais investidores estrangeiros para as concessões. (Valor)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (23/09) que a maior parte – de 60% a 70% – do pacote anticrime do ministro Sergio Moro deve ser aprovado nas próximas semanas pela Casa. Os principais pontos que merecem mais debates estão relacionados ao excludente de ilicitude, o que poderia afrouxar a punição para policiais que venham a cometer crimes. (Poder 360)

Hoje teremos a liberação da ata do Copom e também o discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Amanhã, serão divulgados os indicadores de inflação do IPCA-15.

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Com dados negativos na zona do euro e positivos nos Estados Unidos, as bolsas em Nova York fecharam o a segunda sem direção única. O S&P 500 encerrou o pregão em leve queda de 0,01%, a 2.991,78 pontos.

O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu em setembro para o patamar mais baixo dos últimos seis anos, de 50,4 pontos, ficando abaixo das previsões e revelando queda em relação aos 51,9 pontos de agosto. O PMI da indústria alemã caiu para 41,4 em setembro, enquanto o índice francês recuou para 50,3 pontos e o setor de serviços totalizou 51,6 pontos. O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, justificou a queda nos juros pelo cenário atual da economia da zona do euro que enfrenta uma “queda muito mais prolongada” do que se previa alguns meses atrás. (Valor)

Do outro lado do Atlântico, o PMI industrial dos EUA foi para 51,0 em setembro, ante 50,3 registrado em agosto. A leitura de setembro é a mais alta desde abril, segundo a consultoria IHS Markit. O PMI de serviços, por sua vez, subiu para 50,9 em setembro, ante 50,7 do mês anterior. O PMI composto, que inclui o da indústria e o de serviços, foi de 50,7 em agosto para 51 em setembro. (Valor)

Os principais juízes do Reino Unido infligiram uma derrota legal sem precedentes ao primeiro-ministro Boris Johnson, apontando que a decisão de suspender o Parlamento foi ilegal e pedindo aos legisladores que retornem a Westminster.(Bloomberg)

A cúpula do Clima na ONU teve destaque nos noticiários de ontem tanto pelo discurso da jovem ativista Greta Thunberg quanto pela presença surpresa de Donald Trump, que não havia confirmado que iria. Além disso, quase 70 países se comprometeram a revisar seus planos de corte de emissões de gases de efeito estufa para poder cumprir com os objetivos do Acordo de Paris. O Brasil tampouco teve participação formal, não listado no encontro por não apresentar um plano contra a emergência climática  (El País)

O último pregão foi misto para as ações asiáticas, com os investidores de olho nas próximas negociações comerciais e nos dados econômicos globais. Os títulos do tesouro subiram um pouco e os futuros das ações europeias estão apontando para uma abertura levemente positiva. Os preços do petróleo subiram em relatórios também não consensuais sobre o ritmo de restabelecimento do petróleo da Arábia Saudita.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar Comercial  4,1714 0,43%
DI Fut Jan/25 6,74% 4 bps
Ibovespa 104.637 pts – 0,17
S&P 500 2992 pts – 0,01%

ÓRAMA NA MÍDIA

O economista da Órama, Prof. Alexandre Espírito Santo, em sua coluna semanal no Valor Investe, comenta sobre a recente corrida pelo ouro, ponderando as vantagens e desvantagens de se investir nesse ativo real. 

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.T
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *