Discurso de Jair Bolsonaro na ONU e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO

Os mercados na terça-feira, no Brasil, foram impactados negativamente pelo adiamento da votação do relatório da reforma da Previdência na CCJ do Senado. Para somar uma nova camada de incertezas vindas do exterior, o presidente Donald Trump enfrentava a possibilidade (que se materializou após o fechamento do pregão) de abertura do processo de impeachment. O Ibovespa recuou 0,73%, a 103.875 pontos. Já o dólar comercial apresentou leve queda de 0,05%, sendo cotado a R$ 4,1692. No mercado de juros, os pontos destacados pela ata do Copom reduziram as apostas muito mais agressivas de cortes nos juros. Com isso, o DI para janeiro de 2025 terminou em alta negociado a taxa 6,78%.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MS), acatou um acordo feito pelos líderes partidários da Casa e cancelou a análise da reforma da Previdência que seria feita nesta terça-feira pelo colegiado, e a adiou para terça da próxima semana. O pedido foi feito por um grupo de senadores que desejava ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para falar sobre a operação da Polícia Federal contra o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), na semana passada. Contudo, foi fechado um acordo no Senado para que isso não afete o calendário da reforma da previdência. (Valor)

O discurso (na íntegra) do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da ONU abordou diversos temas. Ele criticou o Mais Médicos, os socialismos de Cuba e Venezuela e os governos que antecederam o seu. De economia, ele focou em defender o livre mercado, as concessões e as privatizações. Criticou a mídia doméstica e internacional e defendeu a soberania sobre a Amazônia. Outro ponto que ele insistiu foi sobre a questão indígena apontando que não vai mais demarcar terras para esse grupo. Citou positivamente o ministro Sergio Moro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Poder 360)

A fala de Bolsonaro repercutiu bastante na imprensa internacional, e uma matéria do Poder 360 compilou o que 7 veículos internacionais destacaram da participação do Brasil no evento.

O Congresso Nacional derrubou ontem 18 vetos do presidente Jair Bolsonaro à Lei de Abuso de Autoridade e acatou a decisão de não sancionar 15 dispositivos. Entre os vetos rejeitados, está a punição a juízes que não concederem habeas corpus “quando manifestamente cabível”. (Valor)

Na manhã de hoje, o subprocurador Augusto Aras, indicado por Bolsonaro para comandar a PGR (Procuradoria Geral da República), será sabatinado por senadores na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

O presidente Donald Trump estava no radar dos mercados ontem. Seu discurso crítico na ONU em relação à China e a possibilidade da abertura de um impeachment contra ele derrubou os índices em Nova York. O S&P 500 foi para 2,966.60 pontos registrando uma queda de 0,84%.

O discurso do presidente Donald Trump seguiu o do brasileiro Jair Bolsonaro na Assembleia Geral da ONU. Com um tom isolacionista, o americano evitou qualquer ameaça ao uso da força, mas não poupou críticas aos governos do Irã, da Venezuela e da China. Este último não foi tão bem recebido pelo mercado, que esperava um tom menos agressivo em virtude das negociações para a guerra comercial. Trump, que acusou Pequim de burlar o sistema e roubar propriedade intelectual, além de desrespeitar os direitos humanos nas manifestações em Hong Kong. (El País)

Após o fechamento do mercado, a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, formalizou o pedido de abertura do pedido de impeachment do presidente Donald Trump, sob a acusação de “violação de seu juramento de cargo e obrigações sob a Constituição”. O estopim para esse movimento foi o fato de Trump, em julho, ter retido a ajuda para a Ucrânia dias antes de dizer ao presidente Volodymyr Zelenskiy que ele deveria investigar o ex-vice-presidente Joe Biden e seu filho, que estavam no conselho de uma empresa de gás. Trump argumenta que não fez nada de errado e que vai liberar a transcrição dessa conversa hoje. (Bloomberg)

A Bloomberg também preparou um resumo sobre como funciona o processo de impeachment nos EUA.

Nesta manhã de quarta-feira (25/09), os futuros de ações dos EUA subiram e as ações asiáticas reduziram as perdas após o relatório de um ligeiro abrandamento das tensões EUA-China, embora os futuros de ações europeus estejam apontando para um começo negativo. O destaque de hoje será o conteúdo da transcrição da conversa de Trump com o presidente da Ucrânia.

RESUMO DOS MERCADOS

Dólar Comercial R$ 4,1692 – 0,05%
DI Fut Jan/25 6,78% 4 bps
Ibovespa 103.875 pts – 0,73%
S&P 500 2967 pts – 0,84%

ÓRAMA NA MÍDIA

No segundo episódio do programa “Bate-Papo com Gestor”, Sandra Blanco, estrategista-chefe da Órama conversa com Wellian Wang, do time de renda variável da AZ Quest. Hoje vamos continuar falando de Fundos Long Biased. Quer saber como é o processo, como está a carteira ou até se esse investimento é indicado pra você? Então é só assistir!

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *