Augusto Aras é o novo PGR da República e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

Os dados da criação de empregos no Brasil acima do esperado e o bom desempenho da bolsa nos EUA impulsionaram os mercados na quarta-feira. O Ibovespa fechou o pregão subindo 0,58%, a 104.481 pontos. O Dólar comercial registrou queda de 0,35%, sendo vendido a R$ 4,1517. E a taxa do DI para janeiro de 2025 cedeu de 6,79% para 6,73%.

A vice-presidente e analista sênior de risco soberano da Moody’s, Samar Maziad, apontou que a volta do Brasil ao grau de investimento ainda pode demorar alguns anos e que a aprovação da reforma da Previdência é importante para a manutenção do status atual do país, e não um gatilho para a melhora da nota de crédito. O aumento da nota, ressaltou Samar, depende do avanço da agenda de reformas, da recuperação do crescimento econômico e da melhora na situação fiscal. (Valor)

Agosto teve o melhor resultado de geração de empregos para o mês desde 2013. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a criação líquida de vagas com carteira assinada foi de 121.387. O trabalho intermitente, modalidade criada pela reforma trabalhista, registrou em agosto um saldo de 6.573 postos criados. Já no chamado regime de tempo parcial, o saldo foi 2.650 novos empregos criados. A mediana das estimativas colhidas pelo Valor apontava para a geração de 100 mil vagas. (Valor)

A pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira (25/09), mostra que 34% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro como ruim ou péssimo. Outros 31%, como ótimo ou bom e 32%, como regular; 3% não souberam ou quiseram responder.  (G1)

Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a PGR (Procuradoria Geral da República), foi aprovado pelo plenário do Senado por 68 a 10 e uma abstenção, quando precisava de apenas maioria simples, ou seja, 41 votos. Mais cedo, na quarta-feira, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Aras foi sabatinado por quase 5 horas e foi aprovado por 23 a 3. (Poder 360)

No plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros suspenderam ontem o julgamento que pode ter impacto nas decisões da Lava-Jato, mas ele deve continuar hoje (26/09). Será decidido se delatores devem apresentar suas alegações finais antes dos delatados e se as ações que não seguiram esse rito anteriormente devem ser revistas. A fase de alegações finais ocorre após o encerramento da instrução processual, momento em que o juiz colhe as provas para formar sua decisão. Nesta fase, os argumentos finais de todas as partes são apresentados. O que está em jogo nesta quinta-feira é a ordem desses argumentos: o réu delatado pode ser acusado por um réu delator sem ter a chance de se defender depois? (Valor)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

A maioria republicana no Senado, que torna o cenário de impeachment do Presidente Donald Trump pouco provável, e o aceno para um acordo comercial com a China, fizeram com que o S&P 500 recuperasse parte das perdas de terça e subiu 0,62%, a 2.984,87 pontos

Um dia depois de lançado o processo de impeachment contra o Presidente Donald Trump, o próprio liberou a transcrição da sua conversa com o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. No diálogo, o americano pede um “favor” a Zelensky para que ele faça “o que puder fazer com o secretário de Justiça [dos EUA]” para investigar o então vice-presidente, Joe Biden, (agora candidato às primárias pelo partido Democrata), e o seu filho, Hunter Biden. O presidente ucraniano tentou esquivar-se do assunto dizendo que não foi pressionado e que “Ninguém pode me pressionar porque sou o presidente de um Estado independente”. Um elemento crítico deste caso consiste em se Trump usou as ajudas norte-americanas para a Ucrânia como um mecanismo de pressão. A Administração tinha mais de 200 milhões de dólares retidos quando a conversa aconteceu. (El País)

Contudo, mesmo com essa conversa, a probabilidade de impeachment continua baixa, pois no Senado, onde o processo é julgado, precisaria de aprovação de 2/3 dos 100 senadores. Os Republicanos possuem 52 senadores, 2 são independentes e 46 são os democratas.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi incumbido pelo presidente do país, Reuven Rivlin, a compor uma nova coalizão de governo em até seis semanas. Esse prazo para formar uma nova coalizão vem após as eleições de 17 de setembro não apontarem uma maioria clara para nenhum partido no Parlamento. (Valor)

Donald Trump, ao dizer que há uma “boa chance” de os EUA e a China chegarem a um acordo comercial, fez a retórica do impeachment ficar um pouco ofuscada, o que pode ter ajudado as ações da Ásia a também subirem. Os futuros da Europa e dos EUA operam sem direção definida. O boletim mensal do Banco Central Europeu será divulgado hoje e o presidente Mario Draghi falará em Frankfurt, um dia depois que o conselho do BCE sofreu a renúncia surpresa de Sabine Lautenschlaeger.  

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar Comercial  R$ 4,1517 – 0,35%
DI Fut Jan/25 6,73% – 6 bps
Ibovespa 104.481 pts 0,58%
S&P 500 2985 pts 0,62%

ÓRAMA NA MÍDIA

Hoje, a gente trouxe a Yolanda, do time do Guia Bolso, para comentar o resultado de uma pesquisa sobre o que os brasileiros pretendem fazer com o dinheiro extra das contas inativas do FGTS. Confira o vídeo!

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *