Incertezas no comércio mundial aumentam e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

O Ibovespa encerrou o dia em queda de 0,32%, a 104.745 pontos. No entanto, foi na bolsa que o investidor alcançou o melhor retorno no mês. O índice acumulou 3,57% em setembro e registra 19,18% no ano, na expectativa de que a economia reaja em algum momento no futuro breve como resultado das medidas monetárias e econômicas que estão sendo implementadas pelo governo em ambiente de juros baixos, apesar de todas as incertezas do mercado externo. 

Os contratos de DI para Janeiro de 2025 fecharam negociados a 6,65%. O CDI variou 0,46% no mês. O ouro recuou 3,86%, enquanto o saldo no ano é de 28,95%. O dólar comercial ficou estável, queda de 0,01% no dia, cotado a R$ 4,1552 e alta de apenas 0,33% no mês. No acumulado no trimestre, a alta é de 8,23%. Os riscos de recessão global e eventos geopolíticos deram força ao dólar, mas pesou também para o enfraquecimento do real a redução do diferencial de juros com o exterior, com a queda da Selic.

Em apresentação em São Paulo, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que as incertezas aumentaram no comércio mundial e que a probabilidade de recessão econômica nos EUA tem avançado. A autoridade ressaltou que, diante desse cenário, um estímulo monetário elevado prevalece nas economias centrais e que a conjuntura prescreve uma política monetária estimulativa. 

O relatório da reforma da Previdência apresentado pelo senador Tasso Jereissati deve ser analisado na CCJ do Senado hoje. (Poder 360O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reiterou que o texto será votado em primeiro turno no plenário também hoje e, em segundo turno, na terça ou quarta-feira da próxima semana. (Agência Brasil – EBC)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Nos Estados Unidos, o S&P500 subiu 0,50%, a 2.976 pontos, impulsionado pelas ações dos setores de tecnologia e de saúde. Em setembro, o indicador avançou 1,72% e, no ano, a alta é de 18,74%. Uma certa trégua na disputa comercial entre EUA e China e a possibilidade de maior flexibilização monetária dos bancos centrais americano e europeu contribuíram para os resultados alcançados no mês. 

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita alertou, em entrevista no domingo, que um confronto militar com o Irã teria a capacidade de colapsar a economia global, acrescentando que ele preferiria uma solução política e pacífica a uma militar. (Al Jazeera)

Nesta manhã, dados de produção industrial e inflação de setembro na Europa desapontaram os mercados. As taxas dos títulos americanos de 10 anos avançam para 1,73% como consequência da decisão do banco central do Japão de reduzir a compra de bonds em outubro. Na Ásia, as bolsas da China e Hong Kong não operaram por causa dos feriados e índice japonês Topix avançou perto de 1%. Na Europa, os índices do mercado acionário recuam e o viés dos futuros das bolsas de Wall Street é de alta. 

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar Comercial R$ 4,1552 – 0,01%
DI Fut Jan/25 6,65% 1 bp
Ibovespa 104.745, 30 pts – 0,35%
S&P 500 2.9767,74 pts 0,50%

ÓRAMA NA MÍDIA

O fenômeno das taxas de juros negativas pelo mundo vem implicando em uma série de discussões sobre os próprios fundamentos da economia. Em sua coluna semanal, no Valor Investe, o economista da Órama Alexandre Espírito Santo, apesar de cético quanto à aplicabilidade no Brasil, apresenta os pontos principais da “MMT” – Moderna Teoria Monetária.

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *