65,1% das famílias brasileiras estão com dívidas e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

No Brasil, os mercados reagiram à resposta positiva da bolsa em Nova York e a sexta-feira registrou uma firme alta de 1,02% do Ibovespa que fechou aos 102.551 pontos. Na semana, contudo, o índice acumulou queda de 2,4%. O dólar comercial encerrou em baixa de 0,78% na sexta-feira, cotado a R$ 4,0558. Nos últimos cinco pregões, a queda acumulada foi de 2,40%, o maior tombo desde de janeiro. O DI para janeiro de 2025 recuou de 6,61% para 6,59%.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) anunciou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) que, pelo nono mês consecutivo, o indicador que mede o endividamento dos brasileiros subiu: 65,1% das famílias relataram ter dívidas. Esse foi o maior resultado desde julho de 2013 e o terceiro maior patamar da série histórica. (CNC

A Lei nº 13.879, que altera o marco legal do setor de telecomunicação, foi sancionada sem vetos. O principal objetivo da nova lei é permitir a conversão dos contratos de concessão em autorização. O contrato de autorização dispensa a realização de concorrência pública e poderá ser revogado pelo governo a qualquer momento. (Valor)

Na quinta-feira (03/10), o governo brasileiro chegou a um acordo com o Congresso para restringir o prazo das importações de etanol americano. A impressa dos EUA está cobrindo esse acordo como uma vitória para o Brasil e uma derrota para os agricultores americanos. Os embarques com tarifa zero para a região nordeste do Brasil, destino de cerca de 80% das cargas dos EUA, serão limitados à chamada baixa temporada dos moleiros da região, de março a agosto. A questão, porém, é que a entressafra no Nordeste é o período de maior produção no Centro-Sul do país. A última região é a maior área produtora de biocombustível do Brasil, e amplas ofertas durante março-agosto mantêm os preços sazonalmente mais baixos, provavelmente tornando-os mais competitivos no Nordeste do que os embarques dos EUA. (Bloomberg)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), indicou neste domingo (06/10) que um novo texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da cessão onerosa deve ser construído, contemplando os Estados com 15% do que for arrecadado com o megaleilão do pré-sal e outros 15% para os municípios. (Valor)

Em entrevista no fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro reafirmou que não interfere na pauta econômica, que, de vez em quando, faz sugestões transmitindo ao ministro o desejo da população. “A economia é 100% com Guedes”.  (O Estado)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

A geração de empregos nos EUA amenizou, por enquanto, os cenários mais pessimistas em relação à proximidade de uma recessão nos EUA; os mercados em Nova York reagiram bem, com altas consistentes. O S&P 500 subiu 1,42%, para 2.952,01 pontos, Na semana, contudo, os ganhos de sexta não foram suficientes e o índice terminou acumulando queda de 0,33%.

De acordo com dados divulgados na sexta-feira (04/10) pelo Departamento do Trabalho dos EUA, o país criou 136 mil vagas em setembro. A taxa de desemprego caiu para  3,5%, registrando o menor nível desde dezembro de 1969. O dado de criação de vagas ficou abaixo do esperado pelos economistas consultados por “Wall Street Journal”, de 145 mil, mas a leitura de agosto foi revisada para cima, a 168 mil vagas, de 130 mil da que foi divulgada inicialmente. Apesar da desaceleração na geração de vagas, a regularidade das contratações nos EUA deve ajudar a abrandar as preocupações de que a economia americana esteja próxima de uma potencial recessão. (Valor)

O discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, na tarde de sexta, não deu muitos direcionamentos em relação à política monetária, mas enfatizou que a taxa de desemprego está na mínima de meio século, que a inflação está próxima da meta e que, apesar de alguns riscos, a economia dos EUA continua em uma boa situação. 

Nesta semana, os mercados aguardam os sinais na divulgação da ata do Fed e a da nova rodada de conversas entre EUA e China. Os mercados hoje operam sem direção definida. Leve queda no Japão, enquanto, na China, os mercados permanecem fechados por ocasião dos feriados. Na Europa, as bolsas operam em leva alta e o viés dos futuros dos índices de Wall Street é de queda. 

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar Comercial R$ 4,0558 – 0,78%
DI Fut Jan/25 6,59% – 2 bps
Ibovespa 102.551 pts 1,02%
S&P 500 2.9252,01 pts 1,42%

ÓRAMA NAS MÍDIAS 

A nossa estrategista-chefe, Sandra Blanco, apresenta mais um “Bate-Papo com Gestor”. Dessa vez, ela conversou com o Flavio Kac, sócio da Polo Capital e gestor do fundo Polo Long Bias, sobre estratégias de investimento, desempenho do fundo nos últimos períodos e quais as perspectivas para os investidores. Confira!

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *