30% dos recursos obtidos pela cessão onerosa do pré-sal são liberados e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

As incertezas que pairam sobre o possível acordo comercial entre China e EUA e a espera pela continuidade da agenda de reformas no Brasil pressionaram os ativos da bolsa para baixo e o Ibovespa teve forte queda, de 1,93%, fechando aos 100.572 pontos. O dólar comercial subiu 1,17%, sendo negociado a R$ 4,1034. Às 16h, no fim da sessão regular, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 foi de 6,58% para 6,63%.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) refez as projeções para 2019. Houve uma redução na estimativa de crescimento de produção de 9,02% para 2,1%. Em relação às vendas internas, houve redução de projeção de crescimento de 11,45% para 9,1%. Já nas exportações, a Anfavea prevê agora uma queda maior do que calculava no início do ano. O índice de queda esperado foi de 6,20% para 33,2%. (Valor)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou na segunda (07/10) que é consenso que 30% dos recursos obtidos pela cessão onerosa do pré-sal serão compartilhados entre Estados e municípios. Contudo, como esse montante será divido é o que deve ser costurado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. (Poder 360)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Os principais índices acionários de Nova York fecharam o pregão de segunda em queda, com a indefinição sobre a nova rodada de negociações comerciais entre EUA e China. O S&P 500 recuou 0,45%, a 2.938,79 pontos.

Os EUA mudaram sua política em relação aos curdos. Durante a guerra americana contra o Estado Islâmico, Donald Trump usou o apoio da milícia curda na região do norte da síria. Contudo, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan conseguiu, na noite de domingo, a aprovação diretamente de Trump para lançar uma nova incursão na Síria sem a interferência das forças americanas na região (El País). A segunda-feira começou com críticas, inclusive de aliados de Trump, que voltou atrás e publicou no Twitter que “se a Turquia fizer algo que, em minha grande e inigualável sabedoria, considere estar fora dos limites, destruirei e obliterarei totalmente a Economia da Turquia (já fiz isso antes!)

Nesta manhã, os mercados na China voltam a operar após longa semana de feriado e as bolsas fecham em leve alta. Os índices do Japão fecham em alta de quase 1%, enquanto na Europa recuam mais de 1%. Os futuros dos índices das bolsas americanas apontam para mais um dia de queda.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar Comercial R$ 4,1034 1,17%
DI Fut Jan/25 6,63% 5 bps
Ibovespa 100.572 pts – 1,93%
S&P 500 2.938,79 pts – 0,45%

O economista da Órama, Alexandre Espírito Santo, e a nossa estrategista-chefe Sandra Blanco comentam no Panorama Mensal como foi o fechamento de setembro. Fique por dentro de tudo que aconteceu de mais importante no mês passado e quais são as perspectivas do para outubro. 

https://www.youtube.com/watch?v=3advrSw-dEA

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

2 Comentários

  1. GOSTARIA DE SABER ,QUAL O VALOR SUFICIENTE PARA PODER COMEÇAR AS APLICAÇÕES,POR EXEMPLO 100.00 REAIS DA PRA COMEÇAR ,E TAMBÉM POSSO FAZER DUAS APLICAÇÕES.

    1. Oi, Marcia. Tudo bem? Aqui na Órama você pode começar a investir com a partir de 100 reais em fundos de investimentos e com 30 reais no Tesouro Direto. Além disso, você pode realizar novos aportes quando desejar. Para conhecer melhor nossos investimentos, basta acessar o link a seguir: https://www.orama.com.br/investimentos . Esperamos ter sanado a sua dúvida e estamos à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *