Critérios da divisão dos recursos da cessão onerosa do pré-sal são definidos e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

A incerteza sobre o acordo entre China e EUA nessa semana impactou o mercado aqui no Brasil também, e o Ibovespa perdeu o patamar do 100 mil pontos. O índice caiu 0,59%, para 99.981 pontos. No fim do pregão, o dólar comercial era negociado a R$ 4,0910, queda de 0,30%. O contrato DI para janeiro de 2025 cedeu de 6,64% para 6,59%.

Os critérios da divisão dos recursos da cessão onerosa do pré-sal, que era um dos pontos-chave para o andamento da reforma da Previdência, foram definidos. Pelo acerto, dos 15% do bônus destinados aos Estados, dois terços (10%) serão repartidos de acordo com critérios de distribuição do Fundos de Participação de Estados (FPE), que beneficia mais Estados mais pobres, nas regiões Norte e Nordeste. O outro terço (5%) será repartido pelos critérios do FEX/Lei Kandir, que contempla os Estados exportadores. Os 15% destinado aos municípios serão divididos pelos critérios do FPE. (Valor)

A votação em segundo turno da reforma da Previdência ficou para 22 de outubro, conforme anunciou o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) no Twitter.

O projeto de lei de liberalização cambial enviado pelo governo ao Congresso Nacional é um passo importante para uma atualização de legislações que datam de um período de controle cambial. Essa proposta de mudança que retira a exclusividade hoje em vigor de bancos com carteira de câmbio abre espaço para que fintechs possam operar no mercado de remessas internacionais. (Valor)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL

Com o acordo comercial se tornando cada vez menos provável, os índices acionários em  em Nova York fecharam em forte queda. O S&P 500 recuou 1,56%, a 2.893,06 pontos.

Em resposta à inclusão de 28 empresas chinesas na “lista negra” do Departamento de Comércio dos EUA, por supostas violações de direitos humanos em Xinjiang, um representante do Ministério de Relações Exteriores da China afirmou que a medida não passa de uma desculpa criada deliberadamente para interferir nos assuntos internos do país e que “não existe a chamada questão dos direitos humanos na Região Autônoma de Xinjiang Uygur”. (XInhua)

Colocando mais lenha na fogueira da guerra comercial na semana da 13ª rodada de negociações comerciais, os Estados Unidos impuseram restrições de visto ao governo chinês e às autoridades do Partido Comunista que consideram responsáveis ​​pela detenção ou abuso de minorias muçulmanas na província de Xinjiang.  (Reuters)

O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços da Caixin da China caiu para 51,3 em setembro, de 52,1 em agosto, informaram o grupo de mídia Caixin e a empresa de pesquisa Markit nesta terça-feira. O dado, o menor desde fevereiro, permaneceu acima da marca de 50 que separa a expansão da atividade da contração. (Valor)

Jerome Powell, presidente do Fed, afirmou que o banco central americano vai retomar a recompra de títulos, uma medida para evitar novas turbulências nos mercados. Porém, ele enfatizou que uma possível expansão no balanço novamente não sinaliza retorno ao programa de estímulos da época da crise. (Bloomberg)

Nesta manhã, as bolsas caem na Ásia. Na Europa, os índices reverteram o movimento, com as informações de que a China está aberta para negociar um acordo parcial. Os futuros dos índices acionários de Wall Street são negociados com alta ao redor de 1%.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar Comercial R$  4,0910 – 0,30%
DI Fut Jan/25 6,59% – 5 bps
Ibovespa 99.981 pts – 0,59%
S&P 500 2.893,06 pts – 1,56%

ÓRAMA NAS MÍDIAS 

Tá no ar o segundo episódio do nosso programa Conversa Que Rende! Hoje a Nathalia recebe o Vitor Vasquez, do time comercial da Órama.

https://www.youtube.com/watch?v=C2-Xzlx3lEsa

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *