Senado aprova texto da divisão sobre excedentes de barris de petróleo e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

Os investidores no pregão de terça-feira ficaram de olho tanto no ambiente  político doméstico quanto no cenário externo. O Ibovespa fechou perto da estabilidade, com leve alta de 0,18%, aos 104.490 pontos. Mas chegou aos 105.048 pontos próximo da máxima histórica. O contrato DI para janeiro de 2025 avançou de 6,24% para 6,33%. E o dólar comercial foi negociado a R$ 4,1641, alta de 0,88%.

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (15), mandado de busca e apreensão na casa do presidente do PSL e deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE). A ação atende a pedido do Ministério Público Eleitoral, que investiga o uso de candidaturas-laranjas no partido nas eleições de 2018 para fazer cumprir os 30% de mulheres.  Entre os endereços que são alvo das buscas está a casa de Bivar no Recife e a sede do partido. As casas de Maria de Lourdes Paixão, Érika Santos e Mariana Nunes, e os endereços das gráficas, Itapissu e Vidal, também são alvo da operação. (Poder 360)

No final do dia, o Senado aprovou, em plenário por unanimidade, o texto que define a divisão entre estados e municípios de parte dos recursos do leilão dos excedentes de barris de petróleo do pré-sal, após o tema ser debatido na Comissão de Assuntos Econômicos. O Projeto de Lei da Cessão Onerosa agora segue para sanção presidencial. (Agência Brasil)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

O início da temporada de resultados do terceiro trimestre nos EUA, impulsionou os índices acionários de Nova York  que fecharam em alta. O S&P 500 avançou 1,00%, a 2.995,68 pontos.

Um acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia parece estar mais próximo. Boris Johnson teria aceito fazer grandes concessões às demandas da União Europeia na fronteira com a Irlanda. Um texto preliminar do acordo poderá ser publicado ainda hoje (16), quarta-feira. Entende-se que as equipes de negociação concordaram em princípio que haverá uma fronteira aduaneira no mar da Irlanda. Um acordo semelhante foi rejeitado por Theresa May. (The Guardian)

O último relatório do Fundo Monetário Internacional aponta uma queda na projeção de crescimento global em 0,3 ponto percentual em relação ao World Economic Outlook de abril de 2019. O número atualizado é de 3,0% para 2019, o nível mais baixo desde 2008-09. Para enfrentar o ambiente de desaceleração econômica, o FMI propõe que políticas públicas devem ter um objetivo de neutralizar as tensões comerciais, revigorar a cooperação multilateral fornecendo apoio oportuno à atividade econômica, quando necessário. Além disso, o Fundo pontua que uma meta abrangente deve ser tornar o crescimento mais inclusivo garantindo melhores perspectivas econômicas para todos. (World Economic Outlook)

Nesta manhã, a bolsa na China fechou em leve queda, enquanto a de Hong Kong avançou. No Japão, alta de quase 1%. As bolsas da Europa operam sem direção definida e o viés dos futuros de Wall Street é de baixa. As atenções seguem voltadas para a temporada de balanços de terceiro trimestre. 

RESUMO DOS MERCADOS

Dólar Comercial R$ 4,1641 0,88%
DI Fut Jan/25 6,33% 9 bps
Ibovespa 104.490 pts 0,18%
S&P 500 2.996 pts 1,00%

ÓRAMA NA MÍDIA

No Conversa que Rende de hoje a Nathalia recebe a Manoela Moraes, do time comercial da Órama. Quer saber como funcionam os investimentos em títulos de Renda Fixa? Ou, quem sabe, entender por que fundos abrem e fecham? Então chega aqui pra assistir esse vídeo!

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *