Conflito entre Jair Bolsonaro e PSL, e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 14 a 18 de outubro*

O STF iniciou esta semana o julgamento da legalidade das prisões após condenação em segunda instância. Este foi um dos destaques da semana, com relevância também na imprensa para a briga envolvendo o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o PSL. Dados ruins sobre a economia mundial também estão no foco.

No STF, a votação em curso – que será retomada na semana que vem – pode alterar o entendimento, firmado de 2016, que autoriza a execução da pena antes do trânsito em julgado. Se esse entendimento for mudado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros condenados em segunda instância na Lava-Jato podem ser libertados.

A briga interna no PSL gira agora ao redor da destituição do líder do partido na Câmara, delegado Waldir – como deseja o grupo que apoia Bolsonaro. Áudios vazados, com articulações e ameaças, apimentam o assunto. Em meio ao fogo, a deputada Joisse Hasselman foi destituída do cargo de líder do governo no Congresso.

Na economia, projeções sobre o crescimento mundial e nacional causaram apreensão. A China divulgou, nesta sexta-feira, alta de 6% (anualizada) no PIB no terceiro trimestre, o que corresponde à taxa de crescimento mais lenta dos últimos 27 anos. Nos EUA, as vendas do comércio recuaram 0,3% e a produção industrial caiu 0,4% em setembro.

De acordo com o FMI, o Brasil terá um PIB de 2% em 2020, abaixo dos 2,4% previstos anteriormente. O Fundo também reduziu a expectativa de crescimento mundial para 3% este ano, devido às barreiras comerciais e incertezas.  

E o IBC-Br de agosto, indicador de crescimento da economia calculado pelo Banco Central, ficou em 0,07%. Outro dado interno diz respeito aos empregos com carteira assinada. Pelo sexto mês consecutivo, houve criação de vagas formais no mercado de trabalho brasileiro. Em setembro, foram 157.213. No Senado, foi aprovado o projeto de partilha de recursos do pré-sal. 

Lá fora, uma das grandes novidades da semana foi o avanço de um acordo no Brexit. Reino Unido e União Europeia cederam para evitar controles de fronteira entre a República da Irlanda, que é integrante da União Europeia, e a Irlanda do Norte, membro do Reino Unido. O Parlamento britânico ainda precisa aprovar a proposta. 

A ofensiva turca na Síria também pode ter um desfecho. Foi anunciado um cessar fogo, após conversas do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, com o presidente Erdogan, da Turquia.

No caso que avalia o impeachment de Trump, seguem os testemunhos. Esta semana, Michael McKinley, ex-conselheiro do secretário de Estado, Mike Pompeo, afirmou que renunciou ao cargo devido ao uso da diplomacia para fins políticos internos.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa recuou 0,39%, a 105.015 pontos. O dólar subiu 0,39%, cotado a R$ 4,17 – influenciado pela expectativa de novos e maiores cortes na taxa Selic pelo Banco Central. 

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 18/10, às 8h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *