Aumentam incertezas sobre guerra comercial entre China e EUA e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

A volta das preocupações em relação à guerra comercial entre Estados Unidos e China ofuscou o viés positivo da queda dos juros. O Ibovespa registrou queda de 1,10%, aos 107.218 pontos, mesmo assim ainda acumulou no mês alta de 2,36%. No encerramento do pregão, o dólar comercial era cotado a R$ 4,0098, alta de 0,57%, no entanto, no mês, a variação negativa foi de 3,5%. A taxa do DI para janeiro de 2025 caiu de 6,03% para 6,01%, o fechamento da curva no mês foi de 63 pontos-base. 

A taxa de desocupação medida pela PNAD contínua do IBGE no trimestre móvel encerrado em setembro de 2019 foi de 11,8, esse percentual corresponde a 12,5 milhões de pessoas. Em relação ao trimestre de abril a junho de 2019, essa taxa foi de 12,0%, apresentando estabilidade na comparação com o mesmo trimestre de 2018 (11,9%). Vale ressaltar que a estatística do desemprego no Brasil é calculada com base nas pessoas que estavam disponíveis para trabalhar, procuraram ativamente emprego e não conseguiram alocação nos trinta dias anteriores à semana em que responderam à pesquisa. (IBGE)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

As incertezas quanto a guerra comercial entre China e EUA aumentaram ainda mais, pois além do cancelamento do APEC no Chile, onde os presidentes das potências iriam se encontrar, novos questionamentos surgiram da parte chinesa a respeito da efetividade de um acordo parcial. Com isso, o S&P 500 registrou queda de 0,30% aos 3.037,56 pontos, porém, acumulou 2,04% no mês. 

Autoridades chinesas estão lançando dúvidas sobre chegar a um acordo comercial de longo prazo com os EUA. Pelo Twitter, Donald Trump afirmou que China e EUA estão procurando um novo lugar para a assinatura da “Primeira fase” do Acordo Comercial, depois que a APEC no Chile foi cancelada. Ele acrescentou que essa assinatura corresponderia a cerca de 60% do negócio total, “O presidente Xi e o presidente Trump farão a assinatura!” disse Trump.

Terminou na China, a Quarta Plenária do 19º Comitê Central do Partido Comunista da China. Esse evento é um dos mais importantes do calendário anual do Partido Comunista Chinês. É o momento em que as principais lideranças do partido se reúnem para definir os rumos do “socialismo com características chinesas”. (link para entender melhor esse evento

Na presente reunião, a liderança do partido no processo de desenvolvimento do país foi enfatizada além da importância do sistema “um país, dois sistemas” (que é o princípio que rege a relação de Pequim com Hong Kong e Macau). Outro ponto para a compreensão da China de forma mais abrangente é o fato das forças armadas estarem sob o comando direto do Partido e não do Estado. No comunicado oficial, Xi Jinging destaca que é de suma importância que as forças armadas permaneçam “completamente leais ao Partido e ao povo, a fim de salvaguardar os interesses da soberania, segurança e desenvolvimento da China” (Xinhua

No último dia da semana, após a divulgação de outro índice do setor de manufatura chinês, desta vez, subindo 51,4 para 51,7 em outubro, as bolsas subiram mais de 1% na China. Na Europa, as bolsas também operam em alta, assim como os futuros das bolsas de Wall Street apontam para um dia positivo. 

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar Comercial R$ 4,0098 +0,57%
DI Fut Jan/25 6,01% -2 bps
Ibovespa 107.218 pts -1,10%
S&P 500 3.037,56% -0,30%

ÓRAMA NA MÍDIA 

Vamos falar de planejamento financeiro? Esse vídeo é pra você, que não sabe por onde começar a investir, mas quer fazer seu dinheiro render. Separamos dicas muito legais para esse primeiro passo. Como guardar dinheiro? Como saber quanto eu tenho que separar por mês para fazer um investimento? Para essas e outras respostas, dá o play!

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *