Aprovação da proposta que autoriza a prisão após segunda instância e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

Devido ao feriado da Consciência Negra, a bolsa ficou fechada e não houve operações nos mercados, mas em Brasília foi um dia cheio.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) se manifestou favorável à necessidade de supervisão judicial do compartilhamento de informações sigilosas com o Ministério Público, para coibir eventuais abusos contra empresas e cidadãos, no primeiro dia do julgamento. Dias Tofolli tentou descolar o debate do Senador Flávio Bolsonaro, que foi beneficiado pela liminar deferida pelo próprio ministro do STF e que também paralisou ao menos 935 apurações em andamento no país, que tinham como base documentos detalhados de órgãos de controle como a Receita e o antigo Coaf. O procurador Geral da República, Augusto Aras, defende o atual sistema vigente de compartilhamento de informações sigilosas sem o aval judicial prévio, que é o mesmo adotado em outros 184 outros países. A votação deverá continuar na sessão de hoje. (G1)

Na CCJ da Câmara foi aprovada, por 50 a 12 votos, a proposta que autoriza a prisão após segunda instância. O texto ainda passará pela comissão especial antes de ser discutido e votado em plenário. Para garantir o apoio que precisa no plenário, a ideia de alterar o Artigo 5º da Constituição que estabelece a presunção de inocência como cláusula pétrea foi abandonada. A PEC de Alex Manente (Cidadania-SP) muda os artigos 102 e 105 da Constituição, acabando com recursos especiais e extraordinários no STJ e no STF. Assim, decisões em segunda instância já seriam consideradas com trânsito em julgado. O STF já mudou três vezes nos últimos dez anos a decisão sobre a prisão em segunda instância. O assunto mobilizou a pauta política e avançou na Câmara e no Senado. (O Globo)

Foi a demanda do mercado doméstico que sustentou os balanços das empresas no terceiro trimestre. Em levantamento feito pelo Valor Data, o lucro líquido combinado de 269 empresas não financeiras, no período de julho a setembro, recuou 28%, em relação ao mesmo período do ano passado. As despesas financeiras aumentaram quase 38%. Porém, o lucro operacional, antes do efeito do dólar, cresceu 1.1%. O lucro antes dos juros impostos, depreciação e amortização (Ebtida) 9,3%. A receita líquida avançou 2,6%. (Valor)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

Com a possibilidade de EUA e China não chegarem a um acordo ainda este ano, o S&P 500 recuou 0,38%, fechando aos 3.108,46 pontos. Também refletindo a notícia, o dólar se fortaleceu frente as demais moedas.

O comentário veio após a China ameaçar retaliar os EUA pela aprovação do projeto de lei no Senado que apoia a autonomia de Hong Kong em relação a Pequim. A Gavekal alertou que a lei americana pode ser um golpe para o status como centro financeiro internacional. Se a lei for sancionada, as empresas podem ver nisso um sinal de que os Estados Unidos consideram Hong Kong como uma cidade chinesa e rever suas operações. (Bloomberg)

As bolsas recuaram na Ásia e o índice Hang Seng registrou queda de 1,57%. Na Europa, o dia também é negativo, assim como a direção dos índices futuros de Nova York é para baixo.

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar PTAX  R$ 4,2037 – 0,11%
DI Fut Jan/25 6,39% fechado 
Ibovespa  105.864 pts  fechado 
S&P 500 3.108,46 pts  – 0,38%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *