Exigências da China no quase acordo com os EUA e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

Acompanhando a repercussão das novas ameaças do presidente americano Donald Trump à China e com a bolsa fechada na quarta-feira,  o Ibovespa encerrou em baixa de 0,38%, aos 105.864 pontos, o Dólar PTAX era vendido por R$ 4,2084, uma alta de 0,61%. A taxa do contrato futuro do DI para janeiro de 2025 continuou abrindo e foi para 6,39%.

Na terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro assinou o pedido de desfiliação do PSL. Sobre a viabilidade do novo partido Aliança pelo Brasil, sua advogada Karina Kufa afirmou “com a popularidade do presidente Bolsonaro, sem dúvida alguma conseguimos registrar esse partido antes do tempo das eleições municipais”. Na quinta-feira (21), ocorrerá o evento de lançamento oficial do novo partido com anúncio do estatuto e do programa da nova sigla.  (Pode 360)

O leilão de frequências 5G entrará na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A inclusão do 5G significa um ganho de visibilidade para o leilão, inicialmente previsto para março de 2020 e já adiado para o segundo semestre. Contudo, como a pasta está sob a tutela do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a tomada de decisão sobre esse tema que é central na disputa tecnológica entre China e EUA, fica mais próxima da presidência. (Valor)

O Senado concluiu no final da noite de ontem, a votação em segundo turno da PEC paralela da reforma da Previdência. Agora o texto segue para a Câmara dos Deputados. Dos quatro destaques apresentados, apenas um foi aprovado após acordo entre governo e oposição, aquele que inclui regras de transição para o cálculo de benefícios de aposentadoria. O acordo prevê cinco anos de transição ao invés de dez, como constava na emenda original. 

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

Os resultados trimestrais fracos de empresas varejistas e a queda nos preços do petróleo pressionaram as ações ao longo do dia, mas a falta de progressos nas negociações comerciais fez com que os índices de Nova York fechassem sem direção única. O S&P 500 recuou 0,06%, fechando aos 3.120,18 pontos, enquanto o Nasdaq bateu novo recorde avançando 0,24%, aos 8.570,66 pontos.

O “quase acordo” entre os EUA e a China de maio está sendo usado como benchmark, visto que a discussão agora gira sobre a vinculação do tamanho das reversões de tarifas em relação aos termos preliminares estabelecidos naquele momento. Os chineses exigiram que todas as tarifas impostas após maio fossem removidas imediatamente e, em seguida, as tarifas impostas antes fossem retiradas gradualmente.  (Bloomberg)

O ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes é alvo de um mandado de prisão expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, no âmbito da Operação Patrón —um desdobramento da Operação Câmbio, Desligo, braço da Lava Jato fluminense. (El País)

O Banco Popular da China (PBOC), banco central do país, reiterou a importância do setor financeiro para servir a economia real na terça-feira. O presidente o PBOC, Yi Gang, afirmou que apesar da relativa estabilidade macro econômica, ainda existem pressões sobre a economia chinesa. Yi disse que esforços contínuos devem ser feitos para fortalecer ajustes contracíclico. Destacou também que os aumentos na oferta monetária M2 e no financiamento agregado devem estar de acordo com o crescimento nominal do PIB. (Xinhua)

O primeiro-ministro britânico e o líder da oposição se enfrentaram em debate na televisão em busca de votos para eleições de 12 de dezembro. Boris Johnson, que lidera as pesquisas, defendeu o Brexit, enquanto Jeremy Corbyn discutiu o Serviço Nacional de Saúde. (BBC)

O Senado americano aprovou um projeto de lei apoiando os manifestantes em Hong Kong e advertindo a China contra a violenta supressão das manifestações. As autoridades chinesas denunciaram a passagem da legislação na Câmara em outubro, alertando que isso poderia prejudicar as relações comerciais entre os EUA e China. (Bloomberg)

As bolsas recuam na Ásia e na Europa. Os futuros dos índices de Wall Street também apontam para um dia negativo. 

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar PTAX R$ 4,2084 + 0,61%
DI Fut Jan/25 6,39% + 3 bps 
Ibovespa  105.864 pts – 0,38%
S&P 500  3.120,18 pts  – 0,06%

ÓRAMA NA MÍDIA 

Tá no ar mais um Conversa que Rende e o programa de hoje é especial. Vamos falar sobre COE! Quer saber o que é, como funciona, como investir ou se vale a pena pro seu perfil de investidor? Então é só dar o play!

As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *