Recorde histórico do Ibovespa e os destaques da semana

Panorama Semanal de 2 a 6 de dezembro*

Recorde histórico do Ibovespa e recuo do dólar em um período que teve a divulgação de dados positivos da economia brasileira, como o PIB do terceiro trimestre. Estes foram os destaques da primeira semana de dezembro.

O PIB brasileiro registrou alta acima do esperado, de 0,6% no terceiro trimestre deste ano. A produção industrial de outubro subiu 0,8%, um percentual também positivo.

A inflação medida pelo IPCA subiu para 0,51% em novembro, pressionada pela carne. 

Uma notícia ruim no segmento econômico veio dos Estados Unidos, com a declaração do presidente americano, Donald Trump, de retomar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio brasileiros. Trump acusou Brasil e Argentina de promoverem desvalorização de suas moedas. 

A Cúpula do Mercosul, que aconteceu em Bento Gonçalves, resultou no fechamento de alguns acordos e na declaração de Bolsonaro a respeito da pressa do bloco em aprovar acordo de livre comércio com a União Europeia, o que deve ocorrer até 2021.

O governo anunciou, no início da semana, a correção de mais dados na balança comercial do país, fazendo com que a diferença, em três meses, chegasse a cerca de US$ 6,5 bilhões. 

O presidente Jair Bolsonaro negou a privatização de Caixa e Banco do Brasil. Em outra questão polêmica, manifestou-se sobre a taxa de juros, afirmando que a Selic, hoje em 5% ao ano, deveria ser reduzida para 4,5% na reunião do Copom da próxima semana.

Na Câmara dos Deputados, foi aprovado o pacote anticrime do ministro Sergio Moro, mas sem as principais propostas. 

E o TSE aprovou, com condições, as assinaturas digitais para a criação de partidos políticos. O registro do novo partido de Bolsonaro foi oficializado.

Lá fora, expectativas quanto a um acordo entre Estados Unidos e China, na novela sobre a batalha comercial. A China deve abrir mão de algumas tarifas sobre produtos agrícolas americanos.

Nos EUA, avançou o impeachment contra o presidente Trump. A presidente da Câmara pediu esta semana a redação das acusações para a formalização do processo, que envolve acusações de pressões na Ucrânia para proveito político.

Na economia, o destaque nos EUA é o ritmo da criação de empregos.

O Japão lançou um programa de estímulos de 110 bi de euros.

Mundo afora, países como Colômbia e França enfrentam greves e protestos.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa bateu recorde, fechando em 110.622 pontos, alta de 0,29%. O dólar encerrou em queda de 0,33%, cotado a R$ 4,188.  

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 6/12, às 9h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s