Juros a 4,5% ao ano e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 9 a 13 de dezembro*

Juros a 4,5% ao ano, Ibovespa recorde e dólar abaixo de R$ 4,10. Estes foram os destaques da semana. Boas notícias também quanto ao acordo comercial entre Estados Unidos e China. 

O Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a Selic de 5% para 4,5% ao ano, o mais baixo patamar da história no país. Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed, banco central americano) manteve a taxa entre 1,5% e 1,75%, com indícios de que não haverá novos cortes no curto prazo, dado o patamar de empregos e a taxa de inflação no país.

Destaque global foi a notícia de que o presidente americano Donald Trump aprovou o acordo comercial de “primeira fase” com a China, com a suspensão de tarifas sobre importações chinesas que entrariam em vigor no próximo domingo. 

Na área política dos EUA, avançou o processo que pode levar ao impeachment de Trump. A Comissão de Justiça aprovou as duas acusações redigidas contra o presidente, uma de abuso de poder e outra de obstrução de Justiça. O caso vai agora ao plenário da Câmara e, em seguida, ao Senado.

Ainda no exterior, foco na posse do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, e nas eleições do Reino Unido, cruciais para o desfecho do Brexit – com a vitória do primeiro-ministro Boris Johnson e seus aliados. 

A Cop25 gerou notícias sobre manifestações e repercussões negativas acerca da política governamental brasileira envolvendo o meio ambiente, sobretudo a Amazônia. O presidente Jair Bolsonaro chamou a ativista sueca Greta Thunberg de pirralha.

Por aqui, o pacote anticrime, com mudanças em leis relacionadas à segurança pública, foi aprovado no Congresso e segue para a sanção de Bolsonaro. Capitaneado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, o texto sofreu vários cortes em suas propostas. 

Na área econômica, repercussão positiva para a elevação, pela agência S&P, da perspectiva para a nota de crédito do Brasil – elevação feita pela primeira vez em cerca de dois anos.

Também animou os investidores a aprovação no plenário da Câmara do novo marco legal do Saneamento, cujo texto facilita a participação do setor privado no setor.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa registrou alta de 1,11%, para o nível recorde de 112.199 pontos. O dólar caiu 0,58%, cotado a R$ 4,09. 

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 13/12, às 9h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *