Relatório Trimestral da inflação e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

Renovando a máxima histórica, o Ibovespa fechou aos 115.131 pontos, registrando uma alta de 0,71%. O Relatório de Inflação Trimestral e a forte geração de empregos impulsionaram o salto dos juros futuros nos principais vértices. Para janeiro de 2025, o contrato de DI era negociado a taxa de 6,72%, uma alta expressiva de 13 pontos base. O dólar PTAX apresentou alta de 0,21% sendo cotado a R$ 4,0633.

Pelo oitavo mês consecutivo, o Brasil tem saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de novembro mostram o saldo positivo de 99.232 vagas de trabalho, o melhor resultado para o mês desde 2010. No acumulado do ano, foram criados 948.344 empregos com carteira assinada. (Ministério do Trabalho)

O Banco Central publicou o Relatório Trimestral da inflação (RTI). A previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, em 2019 passou de 0,9%, previsto em setembro, para 1,2%. Para 2020, a projeção para o crescimento do PIB foi revisada de 1,8% para 2,2%.

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL  

Ignorando o processo de impeachment do Trump, os índices de Nova York também renovaram máximas. O S&P 500 subiu 0,45%, a 3.205,37 pontos, 

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, que está asilado na Argentina, teve sua prisão ordenada pela promotoria boliviana. A acusação é de sedição (insubordinação) e terrorismo, com base na suposta tentativa de apoiar os bloqueios às principais cidades, impedindo assim a passagem de alimentos e combustíveis.(El País)

O Banco Central do México (Banxico) cortou pela quarta vez consecutiva a taxa referencial de juros em 25 pontos-base, para 7,25%. A decisão veio em linha com a expectativa do mercado, dado a inflação dentro da meta. (Valor)

A Suécia tornou o primeiro a elevar as taxas de juros fora do território abaixo de zero. O BC sueco alterou a taxa básica de 0,25% negativo para zero. Já o BC da Noruega decidiu nesta quinta-feira manter a taxa de juros inalterada em 1,50% ao ano. (Reuters)

Na Inglaterra, o Banco Central (BoE) manteve taxa de juros em 0,75% para alcançar a meta da inflação de 2%, na última reunião de decisão de política monetária do ano.  Também por unanimidade, o comitê decidiu seguir com as compras de bonds corporativas e do governo. (Bank of England)

Já na contagem regressiva para os feriados, os mercados fecham sem direção na Ásia e avançam levemente na Europa. O viés dos futuros de Wall Street é neutro. 

RESUMO DOS MERCADOS  

Dólar PTAX R$ 4,0633 + 0,21%
DI Fut Jan/25 6,72% + 13 bps
Ibovespa 115.131,25 pts  + 0,71%
S&P 500 3.205,37 pts + 0,45%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *