Petróleo sobe mais de 4% e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 30 de dezembro a 3 de janeiro*

A primeira semana do ano, que começou relativamente tranquila, termina com a morte do poderoso general iraniano Suleimani, atingido no Iraque em ataque aéreo ordenado pelo presidente americano, Donald Trump – conforme noticiou a imprensa na quinta-feira de noite. O Irã promete vingança, e o clima de guerra se intensifica. O petróleo subiu mais de 4%.

Até então, o novo ano trazia boas notícias à economia brasileira, com um novo recorde do Ibovespa, que superou os 118 mil pontos no primeiro pregão de 2020. Preponderavam o otimismo sobre a economia local e a iminência da solução para o embate comercial entre China e EUA. A possível data do dia 15 deste mês para um acordo entre as duas maiores potências do mundo animou os investidores. A redução no compulsório bancário, anunciada pelo banco central da China com o intuito de estimular a economia, também surtiu efeito positivo nos mercados.

Internamente, um dos destaques na semana foi a redução de custos para investidores na B3, a bolsa brasileira. 

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 46,7 bilhões no ano, que é o pior resultado desde 2015.

No exterior, ganhou também espaço na imprensa a greve de transportes na França, que já dura um mês, com mobilizações populares por causa da previdência. Em outra frente, Kim-Jong-Um, da Coreia do Norte, afirmou ter desistido de acordo com EUA, na área nuclear, e falou em “ação impactante”.

A fuga cinematográfica de Carlos Ghosn do Japão, onde estava em prisão domiciliar, para o Líbano, também repercutiu. O Líbano recebeu pedido da Interpol contra o executivo. 

No pregão desta quinta-feira, o primeiro de 2020, o Ibovespa atingiu o recorde de 118.573 pontos, em alta de 2,53%. O dólar, apesar da valorização de 0,33%, fechou cotado a R$ 4,02, perto do patamar do fim de 2019. Nesta sexta-feira, a volatilidade deve se fazer presente, devido ao conflito entre EUA e Irã.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 3/1, às 10h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *