Agenda do Banco Central e os últimos destaques

Compartilhe o post:

BRASIL EM FOCO 

Mesmo o cenário geopolítico com as tensões aliviadas, o índice da bolsa brasileira seguiu em queda pelo quinto pregão consecutivo puxado, dessa vez pelas ações dos bancos que reagiram às declarações do presidente do Banco Central. O Ibovespa fechou aos 115.947,11 pontos caindo 0,26%. O dólar PTAX ficou em R$ 4,0744, uma alta de 0,18%. Enquanto no mercado de juros, o DI para janeiro de 2025 foi negociado à taxa de  6,37%, registrando uma queda de 5 pontos base. 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, apresentou a Agenda do BC com as ações para modernizar o sistema financeiro. Uma dessas medidas é incentivar as fintechs no segmento de microcrédito. Na mesma oportunidade, o presidente aproveitou para esclarecer que o projeto de autonomia da autarquia deve ser aprovado ainda no primeiro trimestre e já está em tramitação na Câmara. (Folha)

OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL 

Nos EUA, as bolsas responderam bem à não escalada das tensões com o Oriente Médio e todos os três principais índices registraram novas máximas de fechamento. O S&P 500 ficou em  3.274,70 pontos, alta de 0,67%.

O avião ucraniano que caiu na última quarta em território iraquiano está no epicentro de mais uma polêmica na região. O Irã argumenta que a aeronave pegou fogo no meio do voo e que havia uma falha técnica. Contudo, fontes de inteligência de alguns países já cogitam a possibilidade de que um foguete iraniano teria derrubado o avião. Donald Trump e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau se pronunciaram afirmando que acreditam que pode ter sido um ataque por engano, mas não problema técnico. (El País)

A Câmara dos Comuns do Reino Unido votou por 330 a 231 a favor do Projeto de Lei do Acordo de Retirada e agora passará para a Câmara dos Lordes para um exame mais aprofundado na próxima semana. Se os pares optarem por corrigi-lo, ele voltará antes dos deputados. O projeto de lei cobre pagamentos de “divórcio” à UE, direitos dos cidadãos, acordos alfandegários para a Irlanda do Norte e o período de transição planejado para 11 meses. O Reino Unido deve deixar a UE em 31 de janeiro. (BBC)

RESUMO DOS MERCADOS 

Dólar PTAX R$ 4,0744 + 0,18%
DI Fut Jan/25 6,37% – 5 bps
Ibovespa 115.947,11 pts – 0,26%
S&P 500 3.274,70 pts + 0,67%
As informações contidas neste material têm caráter meramente informativo, não constitui e nem deve ser interpretado como solicitação de compra ou venda, oferta ou recomendação de qualquer ativo financeiro, investimento, sugestão de alocação ou adoção de estratégias por parte dos destinatários. Este material é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da Órama Investimentos, incluindo agentes autônomos e clientes, podendo também ser  divulgado no site e/ou em outros meios de comunicação da Órama. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da Órama.
Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *