Conflito entre EUA e Irã e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 6 a 10 de janeiro*

Reduziram-se as expectativas quanto a uma guerra entre EUA e Irã, devido a uma declaração mais leve do presidente dos EUA, Donald Trump, após o bombardeio iraniano a alvos americanos no Iraque. O conflito no Oriente Médio e suas implicações foram o destaque da semana no noticiário.

Trump reforçou aplicar sanções contra o Irã, porém descartou o começo de uma guerra. Segundo ele, não houve mortes nos bombardeios ao Iraque. Trump disse que não vai aceitar que o Irã desenvolva armas nucleares. Após a morte do general Suleimani, o governo do Irã declarou que não mais cumpriria os limites de enriquecimento de urânio determinados ao país. 

Nesse contexto, a queda de um avião da Ukraine Airlines, atingindo por um míssil no Irã, ainda causa alguma apreensão, com questões duvidosas a respeito da responsabilidade e da intenção do disparo, que deixou 176 mortos.

Ainda no cenário externo, pelo menos outros dois fatos ganharam espaço na mídia: a proximidade do acordo entre EUA e China e um desfecho para o Brexit.

Sobre a guerra comercial sino-americana, foi confirmado pelo governo chinês que o vice-primeiro-ministro do país, Liu He, assinará na semana que vem, em Washington, a fase 1 do acordo com os Estados Unidos – após um longo período de medidas protecionistas, como as sobretaxas de importação, assombrando a economia global. 

E o parlamento britânico aprovou uma lei que permite, finalmente, o Brexit em 31 de janeiro, com um acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia.

No Brasil, a inflação oficial de 2019 ficou acima da meta, surpreendendo analistas. Com a alta da carne no fim do ano, o IPCA fechou em 4,31%.

Decepcionaram os dados da produção industrial de novembro, divulgados pelo IBGE. Após três altas, a produção recuou 1,2%.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa registrou queda de 0,26%, para 115.947 pontos. O dólar comercial subiu 0,85% e fechou cotado a R$ 4,086.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 10/1, às 9h30.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *