Risco de epidemia do Coronavírus e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal*

Coronavírus foi a palavra da semana. Um vírus respiratório que surgiu na China vem causando apreensão e dominou parte do noticiário. Tendo chegado a outros países, como Japão e EUA, a doença matou 17 pessoas e atingiu mais de 500. O risco de uma epidemia preocupa, mas o posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que não é hora de declarar o coronavírus como emergência global acalmou os ânimos.

No cenário internacional, foco no Fórum de Davos, onde a discussão sobre o clima ganhou relevo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, representou o Brasil, e a recuperação econômica teve destaque.

O presidente dos EUA, Donald Trump – que enfrenta agora a tramitação do processo de impeachment no Senado – também preferiu enfatizar a retomada da economia de seu país, minimizando a questão climática.

O hackeamento do celular de Jeff Bezos foi outro fato relevante na imprensa, com suspeita de envolvimento do príncipe saudita no caso, pelo envio de um vídeo no whatsapp.

No Brasil, a divulgação da inflação de janeiro pelo IPCA-15, que avançou 0,71%, reduziu a perspectiva de um novo corte na Taxa Básica de Juros da economia, a Selic, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, no início de fevereiro.

Em 2019, a arrecadação de impostos no âmbito federal registrou alta de 1,69%, totalizando R$ 1,537 trilhão.

O Ministério Público denunciou o jornalista Glenn Greenwald por cybercrime, o que causou divergências nas redes sociais.

De acordo com o noticiário, o presidente Jair Bolsonaro estaria estudando a recriação do Ministério da Segurança Pública, o que tiraria poder do ministro da Justiça, Sergio Moro. Bolsonaro negou que fará a mudança.

Na Secretaria da Cultura, avançam as conversas para a nomeação de Regina Duarte no comando da pasta.

No pregão desta quinta-feira, o dólar fechou em queda de 0,23%, cotado a R$ 4,165. O Ibovespa encerrou em patamar histórico de 119.527, alta de 0,96%, após o posicionamento positivo da OMS na questão do coronavírus.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até as 10h do dia 23/01.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *