Conclusão do Brexit e os destaques da semana

Compartilhe o post:

Panorama Semanal de 27 a 31 de janeiro*

A ampliação da epidemia de coronavírus, com a doença já detectada em diversos países, foi o destaque da semana no noticiário. A Organização Mundial de Saúde declarou o caso como uma emergência de saúde pública global. Apesar do anúncio, a OMS não restringiu viagens à China e acredita que o país está lidando bem com a situação, o que gerou um certo alívio global. 

As preocupações na área econômica derivam de uma expectativa menor do PIB chinês neste primeiro trimestre do ano, com consequências para parceiros comerciais e o crescimento mundial.

Outras notícias de destaque ao longo da semana foram:

O Fed (Federal Reserve, o banco central americano) manteve a taxa de juros dos EUA. O presidente da instituição, Jerome Powell, disse que ainda é cedo para se avaliar os impactos do coronavírus sobre a economia americana.

Ainda sobre os EUA, foram divulgados os números do PIB de 2019, que ficaram abaixo da meta de 3% do presidente Donald Trump.

E o processo de impeachment contra Trump pode ter fim ainda nesta sexta-feira no Senado, onde os republicanos são maioria. A tendência é de absolvição do presidente americano.

Finalmente, o Brexit. A saída do Reino Unido da União Europeia acontece nesta sexta-feira à noite, encerrando uma novela de quatro anos, mas começando uma transição no novo cenário. 

No Brasil, a taxa de desemprego recuou para 11% no último trimestre do ano passado, de acordo com o IBGE. São 11,6 milhões de brasileiros.

Na Previdência, os números de 2019 mostraram um déficit recorde: R$ 318 bilhões.

A inflação medida pelo IGP-M ficou em 0,48% em janeiro. 

Regina Duarte aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro para ocupar a Secretaria de Cultura.

E as chuvas de verão preocupam, castigando neste início de ano principalmente o Sudeste do país.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em ligeira alta, de 0,12%, para 115.528 pontos. Já o dólar subiu 0,95%, cotado a R$ 4,25, sua máxima histórica.

Que venha fevereiro!

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 31/1, às 11h.

Compartilhe o post:

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *